• Há quem prefira passar o Dia do Namorados com o bichinho de estimação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/06/2019 11:00

    O amor está no ar. Lojas, restaurantes, hotéis, tudo preparado para os apaixonados. Mas quem disse que a data só pode ser comemorada por quem tem um par romântico? Companheiros de todos os momentos, os animais de estimação muitas vezes são companhias sinceras e maravilhosas para passar o dia dos namorados. Viúva há 22 anos, a professora Margarida Maria de Castro, 79 anos, não abre mão da companhia do Fred para o Dia dos Namorados.

    “Eu digo que vou passar o dia dos namorados com um gato. De quatro patas, mas um gato”, brinca a professora aposentada. O gato Fred é mimado e querido pela tutora. Há 6 anos na família, é motivo de alegria, depois que as duas gatinhas da família – Valentina e Florbella – morreram. 

    “Minha nora um dia chegou aqui em casa com uma caixa. Disse que tinha trazido um gatinho pra me fazer companhia porque eu estava muito triste depois que a Valentina e Florbella tinham partido. Eu disse que não queria, porque não queria mais sofrer. Mas ele estava sozinho, a mãe tinha tido a ninhada na rua e outros filhotes tinham sido adotados. Acabei ficando com ele”, contou.


    Estudos comprovam que cães e gatos demonstram carinho e afeto por humanos de diversas formas. Seja pelo abanar do rabo quando o dono chega, ou o ronronado quando recebe um carinho. Animais de estimação trazem conforto e bem-estar e, principalmente, ajudam a combater a solidão.

    Na casa da Margarida o que não faltam são demonstrações de afeto. Fã de gatinhos e corujas, guarda com carinho uma coleção de objetos que ganha com as estampas dos bichos.  O Fred é cuidado como filho e, ele, claro, retribui a altura. Quando a tutora sai de casa, ele fica na porta como um guardião esperando o retorno. Dorme na mesma cama e, do seu jeito felino, também cuida da Margarida. 

    A companhia e convivência com cães e gatos traz satisfação e benefícios para saúde e bem-estar para pessoas de todas as idades. Na infância auxilia no aprendizado e desenvolvimento. Ajuda a fortalecer valores como respeito, cuidado e responsabilidade. Na terceira idade ajuda a combater o isolamento social, oferece carinho e conforto e contribui significativamente para a saúde. Passeios e a rotina de cuidados com os animais, ajuda pessoas da terceira idade a se manterem ativas.

    Mas é importante destacar que animais não são presentes. Muitas vezes esses animais são comprados, inclusive de canis clandestinos. Animais são seres vivos que exigem responsabilidades e cuidados especiais. Não é um objeto que pode ser trocado na loja caso não goste, ou esteja dando muito trabalho. A adoção e posse responsável são os caminhos indicados e corretos para quem quer ter um animal de estimação.

    Além disso, a castração é fundamental para estes animais. Trazem diversos benefícios para a saúde do animal, diminui a chance do aparecimento de várias doenças como câncer de mama, em fêmeas, e de próstata, em machos. Diminui a chance de terem mais cães e gatos abandonados nas ruas, com o controle de reprodução. E entre outras coisas, aumenta a expectativa de vida do seu bichinho.

    Então neste dia dos namorados, muito mais do que um par perfeito, os cães e gatos são sim a companhia recomendada para quem procura o amor incondicional e verdadeiro. 

    Últimas