Governo do Estado vai retomar obras no Conjunto Habitacional da Posse
Na última quinta-feira (30), o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, assinou uma portaria de descentralização de R$ 189 mil para a que a Cehab (Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro) retome e conclua a obras no Conjunto Habitacional da Posse. A retomada é uma reivindicação dos moradores e movimentos sociais, que buscam há meses uma solução para os problemas no condomínio. As unidades foram entregues aos novos moradores no final de 2018, mas até hoje as obras não foram concluídas.
Leia também: Eleições 2020: saiba o que os pré-candidatos a prefeito falam sobre desafios na administração pública e os servidores
Segundo a Secretaria, a portaria deve ser publicada na próxima segunda-feira (3) e os recursos serão repassados para a construtora para que sejam feitos os reparos necessários em alguns apartamentos e a urbanização do entorno do conjunto. A Secretaria informou que a empresa responsável vai começar as intervenções nos próximos dias.
O Conjunto Habitacional da Posse foi entregue em etapas. O Estado entregou os seis blocos de sua responsabilidade em 2018. Os outros seis blocos de responsabilidade da Prefeitura foram entregues nos anos de 2016 e 2018, e ainda falta a conclusão e entrega de mais dois blocos.
No início de julho, a Secretaria de Obras do Município havia informado que estava fazendo uma rerratificação do cronograma de obra e orçamentário, que seria apresentado para a Caixa Econômica Federal. E que se fosse aceita, possibilitaria o reinício das obras no local pelo Consórcio Construir.
O secretário Bruno Kazuhiro esteve no Conjunto Habitacional nesta quinta-feira, com o subsecretário de Habitação, Paulo Simões, o secretário municipal de Obras e Habitação, Ernane Dias e Antonio Neves, diretor de Habitação Municipal.
Questionada pela Tribuna, a Prefeitura alegou que a Secretaria de Obras já apresentou a proposta de rerratificação do cronograma de obra e orçamentário para a Caixa Econômica Federal, que está sendo analisada pelo banco. Após ser aceita, será dada ordem de reinício para o trabalho no local pelo Consórcio Construir.