• GM trabalha para chegar ao topo das vendas com o Tracker

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  • 22/03/2020 16:27

    Em 2019, o Chevrolet Tracker, então importado do México, foi apenas o 11º SUV mais vendido do Brasil, somando pouco mais de 16,3 mil emplacamentos – ou 1/4 das vendas do líder Jeep Renegade no período.

    Com a chegada da nova geração, fabricada em São Caetano do Sul (SP) sobre a mesma base de Onix e Onix Plus, a expectativa da General Motors é bem mais ambiciosa: chegar à liderança.

    O Tracker também estreia uma inédita versão específica para clientes PCD, que sai por R$ 56.877, incluindo todas as isenções fiscais, e que no lançamento virá mais equipada e com pintura metálica grátis.

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    Em relação às versões convencionais, os preços são bastante agressivos. Resta saber por quanto tempo eles serão mantidos pela GM.

    Por conta do coronavírus, a apresentação da novidade para a imprensa especializada, que seria realizada presencialmente na capital paulista, aconteceu na manhã de quarta-feira, via streaming. Devido ao mesmo motivo, ainda não foi possível ver o carro ao vivo nem dirigi-lo.

    Preços, conteúdo das versões e especificações técnicas já eram conhecidos, pois o SUV compacto chegou antes do previsto aos showrooms da rede autorizada. Pode-se dizer que o Tracker 2020 é a versão SUV do novo Onix, trazendo até mais do que as novidades introduzidas no fim do ano passado pelo hatch compacto – carro mais vendido do Brasil há cinco anos consecutivos.

    Novo motor 1.2 turbo

    Nas opções mais baratas, motor e câmbio são os mesmos do Onix, porém com calibragem específica: 1.0 turbo flex de três cilindros, com injeção indireta e 116 cv a 5.500 rpm e 16,3/16,8 kgfm a 2.000 rotações – gerenciado por transmissão manual ou automática de seis marchas. De acordo com a General Motors, com ele o Tracker 2020 acelera de zero a 100 km/h em 10,9 segundos.

    As versões mais caras vêm com o inédito 1.2 turbo, também com três cilindros, bicombustível e igualmente com injeção indireta. Ele rende 132/133 cv e 21,4/19,4 kgfm a 2.000 rpm, sempre acompanhado de câmbio automático.

    A partir da versão LT 1.0 (R$ 89.900) e também na PCD, o modelo tem sistema start-stop, ou seja, é desligado automaticamente em paradas rápidas para poupar combustível. A General Motors afirma que os dois motores são os mais econômicos do segmento de SUVs compactos.

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    De acordo com a montadora, o novo Tracker é o SUV flex com menor consumo do mercado. A empresa informa médias de 14,8 km/l (gasolina) e 10,4 km/l (etanol) com o motor 1.0 e câmbio manual no ciclo rodoviário. Com o mesmo conjunto, na cidade, são 13 km/l e 9 km/l, respectivamente.

    Com mesmo motor e transmissão automática, o consumo informado para a estrada é de 13,7 km/l com o derivado do petróleo e de 9,6 km/l com o combustível de origem vegetal. Na cidade, são 11,9 km/l e 8,2 km/l.

    Quanto ao interior, o painel de instrumentos é praticamente idêntico ao do novo Onix, mas a tela de 3,5 polegadas do computador de bordo é colorida. Além disso, a fabricante informa que o painel foi deslocado 7 graus na direção do motorista e levemente rebaixado, para dar a sensação de “domínio da direção” ao motorista – aquela posição mais elevada de dirigir tão apreciada em SUVs. (UOL Automóveis)

     

     

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