• Giro pelo esporte: protocolo para reabertura do futebol local

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/05/2020 13:41

    A Liga Petropolitana de Desportos mantém seu experiente interno, apesar da proibição de atividades esportivas pelo município afora, em virtude do coronavírus. Enquanto o período de confinamento acontece, a entidade trabalha em várias frentes e uma delas, sem dúvida a principal, fala sobre a criação de protocolos de segurança para o retorno das atividades de futebol, futsal e outras modalidades.

    O esboço do protocolo de segurança esportiva – inspirado no criado no Rio de Janeiro o chamado “Jogo Limpo” – será uma base para que os clubes e atletas sigam tim tim por tim tim quando retomarem os campeonatos oficiais. Na manhã desta quarta-feira, o presidente da LPD, Geraldo Barros, concedeu uma entrevista ao programa “Momento do Esporte” (Tribuna FM) e confirmou a elaboração do documento, que num primeiro momento recebe forte influência das recomendações do Cref sobre o funcionamento das academias.

    Tal protocolo ainda será submetido a avaliação das autoridades esportivas da cidade, dos clubes e dos departamentos de saúde da Prefeitura. Por isso, o documento final vai constar a participação de todos esses setores envolvidos direto ou indiretamente nas competições em ginásios e estádios de futebol. Ou seja, vai ser o norte para que os clubes cumpram regras para que atletas ou agregados sejam atingidos pelo coronavírus.

    Diferente das agremiações profissionais, que aos poucos se estruturam para a volta dos jogos, os clubes amadores não possuem capacidade financeira para, ao menos, promover exames periódicos em seus atletas para constar se está ou não infectado pelo Covid-19. Esse é um ponto que deve criar alguma turbulência no momento em que o documento final for fechado. É público e notório que muitos pais não têm condições de pagar exames particulares. Não seria a hora de envolver a Secretaria de Saúde nessa jogada?

    O fato também é que os dirigentes da LPD não têm a menor ideia de quando acredita haver condições para a bola voltar a rolar. Ninguém sabe mesmo. Até mesmo para especular fica difícil. Geraldo Barros mostrou isso na entrevista a popular rádio petropolitana. O dirigente não vê a menor chance de treinos e muito menos jogos até julho. Isso porque, os números de infectados pelo coronavírus em Petrópolis não para de crescer.

    No pior dos cenários, 2020 ficaria sem campeonatos oficiais. É uma previsão pra lá de catastrófica para o caso da curva de infectados não diminuir. Essa hipótese, embora não tratada abertamente, é levada em consideração porque o Governo Municipal pode manter seguidamente a quarentena para forçar a população a ficar mais em casa. De um jeito ou de outro, não há como mensurar o prejuízo que clubes e entidades esportivas têm tido com a pandemia.

    Recursos

    A LPD conseguiu costurar com o Governo Municipal a cessão de recursos para patrocinar a taxa de arbitragem dos campeonatos de base da entidade. Porém, a liberação da verba está condicionada à realização das competições, que como descrito acima na coluna, não há um prazo para começar. Isso seria um alívio importante nesses tempos de escassez monetária.

    Arquivos

    O presidente da LPD e mais seus vices José Neto e Marcelo Vitalle têm trabalhado internamente na entidade. E estão revirando os arquivos quase centenários que lá estão desde a compra da sede, em 1953. Embora o processo de apuração está apenas no começo, verdadeiras joias foram encontradas e que vai virar um acervo sobre a história da LPD para as próximas gerações.

    Tênis

    O atleta Matheus Paiva acaba de conquistar uma posição importantíssima para a sua carreira de atleta: aos 18 anos, ele conseguiu uma vaga na Appalachian State University, uma conceituada universidade dos Estados Unidos que está localizada no estado da Carolina do Norte. Atleta desde os oito anos do treinador Betinho Édler, no Petropolitano, Paiva conseguiu a vaga graças a bolsa obtida como tenista.

    Mountain bike

    Após o comunicado oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), a etapa de Petrópolis será adiada novamente. De acordo com o comunicado, devido ao agravamento da situação em relação ao Covid-19, a CBC determinou a prorrogação do calendário nacional para 1º de agosto de 2020. Sendo assim, a próxima etapa da Copa Internacional de mountain bike será em Taubaté que já estava agendada para os dias 28 a 30 de agosto. A etapa de Petrópolis será entre os dias seis a oito de novembro e Congonhas de quatro a seis de dezembro.

    Curtas

    Jogadora de handebol promove lives – A atleta e treinadora de handebol, Vanessa Pelli, tem realizado com sucesso lives pelo Instagram sobre como aliar treinamento e emoção nesses períodos de pandemia.

    Academias ansiosas – A portaria do Presidente da República, Jair Bolsonaro, em que considera academia como “serviço essencial” foi bem recebido pelos donos dos estabelecimentos, que alimentam o sonho de reabrir as portas até julho.

    Volta aos treinos ? – A data do início dos treinos do time profissional e sub-20 do Serrano parece uma incógnita. Diante do caos trazido pela pandemia, é provável que o técnico Maurinho comece a trabalhar somente em julho.

    Últimas