• Giro da Tribuna pelo Esporte: os perigos da covid-19 e o esporte no momento atual

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/12/2020 17:41

    O número de casos e internações de covid-19 em Petrópolis saltaram nas últimas semanas. E o número de leitos disponíveis para a população diminui drasticamente à medida que pessoas doentes chegam todos os dias nos hospitaios atrás de tratamento. É impossível fechar os olhos para este tipo de coisa e, ainda que o prefeito tenha garantido que tudo funcionará normalmente no mês de dezembro, é hora de repensar isso. Em relação ao esporte, não há o que discutir.

    Parece absurdo, mas na reta final do Campeonato Municipal de futebol máster tem jogadores pedindo a presença de torcedores nos estádios. Não é possível que em meio a uma pandemia do coronavírus ainda se discuta um absurdo como esse. A Liga Petropolitana de Desportos não tem como intervir nos clubes para pedir o fechamento do campo de futebol ao público, mas convém aconselhar os dirigentes a evitarem aglomerações neste período. A crise sanitária que vivemos é uma ameaça à vida e que, portanto, não deveria nem ser cogitado termos torcedores em nenhnum lugar onde ocorra uma prática esportiva.

    “Ah, os clubes têm que faturar porque senão fechará as portas”, dirá alguns em defesa da presença do público. Dias atrás, o organizador de eventos, Arthur de Freitas Castro lamentou a falta de datas, por parte da Prefeitura, para promover no dia 14 de março a Corrida Petrópolis-Itaipava. “Boa noite, infelizmente não foi liberado pela prefeitura a realização da Petrópolis Itaipava este ano. Pedimos uma nova data para 14 de março de 2021. Infelizmente foge do nosso controle, mesmo sabendo que tivemos mais de 150 milhões de pessoas circulando em todo Brasil por conta das eleições. Vamos torcer para que saia logo uma vacina para que possamos trabalhar”, disse ele, em nota num grupo de whatsapp destinado exclusivamente à prova. 

    O fato é que a Covid-19 está entrando em uma espiral fora de controle. Não há, por uma parte da população, a consciência da gravidade do problema e tampouco as 300 mortes ocorridas desde março até hoje assustam algumas pessoas. Pelo contrário, preferem ignorar o problema em vez de encontrar uma solução que equilibre a equação necessidade financeira/saúde própria e coletiva. É óbvio que se trata de um problema de difícil solução, mas se nada for feito caminhamos a passos largos para um problema muito maior do que possam imaginar e forçará o Governo Municipal a promover um novo lockdown. A luta contra a pandemia é uma tarefa de todos nós, afinal de contas, sem saúde não e pode praticar esportes e ter todos os cuidados recomendados ainda é muito pouco para fazer frente a tudo isso. 

    Hóquei teve duas perdas irreparáveis em 2020

    2020 decididamente foi um ano trágico para o hóquei sobre patins. Em janeiro deste ano morreu Hélio Santos Júnior, o Helinho, um dos maiores nomes da modalidade aqui e no país. E nesta semana Moacyr Miranda deixa essa vida após lutar contra complicações de sua saúde. Ambos estão na galeria dos grandes homens que comandaram um esporte que nasceu no município na década de 20 do século passado e fizeram muito por gerações.

    Piloto que integra escuderia petropolitana em SP       

    Neste final de semana, Cacá Bueno e Marcelo Franco aceleram na última etapa da edição 2020 do Porsche Endurance Series neste domingo, em Interlagos (SP). A prova de 500 km de duração, ou 4h30 no total, será a 28ª corrida de Cacá no ano e os dois pilotos vão em busca de um bom resultado para tentar repetir a performance da abertura, quando conquistaram um pódio duplo, na Geral e na Sport, no Autódromo Velocitta. Cacá integra uma escuderia sediada em Petrópolis.

    Piloto do Serrano pronto para etapa da F-Vee em Piracicaba

    O piloto do Serrano, Antônio Carlos Vieira de Souza, ainda alimenta o sonho de brigar pelo título paulista da Fórmula Vee. Ele embarca hoje para São Paulo, onde disputará no Circuito de Piracicaba, interior do estado, a penúltima prova da competição. Ele se disse pronto para encarar a etapa decisiva e quer somar o maior número de pontos para levar a decisão do título para a última etapa, prevista para o mês de janeiro. 

    Jogadoras protestam na violência contra as mulheres

    Dados do Anuário de Segurança Pública de 2020 mostraram: 3,8% dos acionamentos feitos às polícias militares foram de casos de violência doméstica, tendo sido registrado, só no primeiro semestre, 147,4 mil chamados. Além disso, o estudo ainda aponta que, foi registrado aumento de 1,5% de homicídios dolosos contra mulheres e 1,9% de feminicídios. Em 66,6% dos vezes a vítima era negra. Estes números se refletem também em outras áreas, e chega ao esporte que colocou o Brasil em evidência mundial: o Futebol. Foi somente este ano que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que as premiações para atletas das seleções masculina e feminina serão iguais, em um dos primeiros casos de equiparação salarial no futebol mundial.

    Fórmula1: afinal, o que está acontecendo com a modalidade?

    Quem não se recorda, há alguns anos, dos maiores pilotos da Fórmula 1 realizando grandes ultrapassagens e fazendo corridas emocionantes, como Ayrton Senna ou Michael Schumacher. Lembranças estas que ficaram na memória de muita gente, mas que nos dias atuais são um reflexo dos desafios enfrentados pelas modalidades para se manter relevante. Uma das provas que indicam a desaceleração da F1 é que, em 2010, a Ferrari ocupava o 16º posição e a McLaren o 42º lugar, no ranking da Forbes de empresas mais valiosas do mercado esportivo. Agora em 2020, nenhuma das duas figura no Top 50.

    Curtas

    Petrô perto do tri – O Campeonato Municipal de futebol máster voltou a ser organizado pela LPD em 2019, após oito anos sem disputas. O Petropolitano é o atual bicampeão (2011 e 2019), e busca o tricampeonato da competição.

    Jiu-jitsu no fim de semana – Neste próximo final de semana, 05 e 06 de dezembro, o Rio de Janeiro receberá a rodada do Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jitsu, organizado pela AJP – Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro (responsável por mais de 80 eventos, realizado em todo o mundo). A competição reunirá no Arena Carioca 1 – Parque Olímpico, os principais nomes das modalidades, e contará com mais de mil inscritos. 

    Últimas