• Giro da Tribuna: normas e condutas refletem “nova” academia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/04/2020 16:00

    Normas e condutas refletem “nova” academia

    Na semana passada, o Conselho Regional de Educação Física lançou um documento de normas e condutas para a reabertura das academias e centros esportivos. O que contém lá revela o que muitos já sabiam: que, no curto prazo, a relação cliente/entidade esportiva vai mudar. E muito. Esse tema foi discutido pela manhã no programa “Momento do Esporte”, da Tribuna FM e contou com a presença do vice-presidente do Cref, André Fernandes.

    Um documento contendo cinco páginas foi enviado aos filiados ao Cref e sugere questões normativas para que os espaços para a prática de atividade física e esportiva sigam para seu funcionamento, além é claro o cuidado da saúde de todos os envolvidos. Vários artigos individualizam o praticante da atividade, funcionários e profissionais da educação física e em Petrópolis tudo isso foi muito bem recebido, ao menos pelos donos de academias.

    Na entrevista concedida hoje, André Fernandes, saudou as normas e revela que o funcionamento das academias, principalmente, não serão mais as mesmas. Ao invés de aglomerações em horários de pico, um número limitado de clientes poderão ficar no local, tudo supervisionado de perto pelos profissionais e a uma distância de, no mínimo, dois metros. Um ponto polêmico é que o documento sugere a proibição de pessoas acima de 60 anos e que estejam no grupo de risco em se exercitar nesses espaços.

    André, no entanto, analisou alguns dos pontos das normas como, antes de tudo, “uma proteção à vida”. E diz que os espaços esportivos vão cumprir o decreto do prefeito Bernardo Rossi, que proíbe esses e outros tipos de atividades até o dia 30 deste mês. Existe uma expectativa, nos bastidores, que esse negócio que emprega centenas e tem uma cartela superior a mil em clientes possa ter alguma flexibilização em maio ou, mais tardar em junho. O vice do Cref preferiu não comentar esse tema.

    Só que a realidade financeira se impõe e é um instrumento de pressão para que as academias voltem a funcionar tão logo. Na condição de anonimato, um dono de um estabelecimento contou que precisou reduzir o valor do aluguel do imóvel para não fechar as portas. O caso dele, acrescentou a fonte, é semelhante a inúmeros no município. O presidente da Câmara, Hingo Hammes, defende o decreto de Bernardo, mas acompanha de perto o drama dos donos que estão com a corda no pescoço. 

    Com as normas, a vida do profissional de educação física e de muitos internautas, no que tange a prática da atividade física, vai mudar. E isso está em curso. Muitos dos professores oferecem serviços on line, aulas em casa para que nesses tempos de quarentena ninguém fique parado. O modo de como as pessoas farão seus exercícios em academias mudará também. Nada será como antes. Toda a prevenção será necessária para que a vida – essa sim vale a pena ser defendida – esteja em primeiro lugar.

    Magdiel

    Destaque na Série B1 pelo Serrano em 2019, o lateral-esquerdo Magdiel assinou no final de março com o Tupy, após uma curta passagem pelo Madureira no Campeonato Carioca deste ano. O time alvinegro de Minas o lançou como titular no Campeonato Estadual e ganhou a titularidade, mas na rodada seguinte a competição foi suspensa por causa do coronavírus.

    Daniel

    O futebol amador de Petrópolis entrou de luto na semana passada. O atacante Daniel faleceu na quinta-feira passada devido a complicações de saúde, não associadas ao coronavírus. O ex-atacante que se formou no Petropolitano também jogou no Serrano e no futebol português. Goleador nato, ele faleceu aos 54 anos e deixou um sem número de fãs e amigos que admiravam seu futebol.

    Mountain bike

    Já pensou em fazer o reconhecimento de uma pista da Copa Internacional de mountain bike de Cross Country Olímpico (XCO) com os melhores treinadores e atletas do Brasil? É isso que a Clínica Técnica pretende oferecer a partir da segunda etapa da competição, em Petrópolis. A previsão é que o evento aconteça entre os dias 3 e 5 de julho. A confirmação depende da situação do Covid-19. 

    Curtas

    Em tempos quarentena, vale a pena assistir – Muitos apaixonados pelo futebol esperam a reprise da goleada da Alemanha sobre o Brasil por 7 a 0, naquele fatídico dia oito de julho de 2014, no Mineirão. 

    Serrano está na expectativa – A Interfut espera, para maio, uma flexibilização das regras para dar início ao planejamento de trabalho do Serrano para o Campeonato Estadual da Série B1. A gestora espera por novidades na semana que vem.

    Inscrições abertas em maio – As inscrições para a Corrida Petrópolis-Itaipava serão abertas em maio e a prova está confirmada para o dia dois de agosto, com largada em frente ao Palácio de Cristal.

     

    Últimas