• Giro da Tribuna: Giuliana mostra que está no caminho certo no MTB

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/04/2020 16:30

    Giuliana mostra que está no caminho certo no esporte

    O mountain bike brasileiro chegou ao auge em 2019 com Henrique Avancini, que alcançou o top dois do mundo. O esporte que mistura emoção e técnica está em voga e o Brasil colhe frutos do sucesso de Avancini e companhia limitada. Mas a nova geração promete não decepcionar. A piloto Giuliana Salvini Morgen é a cara da juventude que promete manter o crescimento do esporte mundialmente.

    Giuliana é uma atleta dedicada. Aos 16 anos, cumpre uma dura rotina de treinamentos físicos e técnicos, tudo bem distribuído para que dê tempo para os estudos e as performances das belas trilhas da Cidade Imperial, local predileto dela para mostrar aquilo que sabe. O professor de educação física e personal de “Giugiu” é Bruno Chisti, um renomado profissional que também é formado em nutrição. Para ele, ela tem um potencial de crescimento enorme.

    A primeira prova disputada por Giuliana foi em 2017 e era a segunda etapa da Copa Internacional de mountain bike, em Araxá, Minas Gerais, onde tem uma história bastante curiosa. Na sexta-feira, quando chegou acompanha de seus pais, sentiu-se mal e no sábado, dia dos treinos, passou mal e foi levada a um hospital local. Estava com febre e dores na garganta. Todavia, o desejo de entrar na pista para competir pela primeira vez falou mais alto. Resultado: apesar dos pedidos de restrição dos médicos, a garota de Petrópolis terminou em terceiro lugar, para espanto geral. Foi daí que ela tinha certeza que a sua paixão pelo futebol era menos do que o despertar de uma vocação para ser piloto radical. 

    DNA de famílias ligadas a velocidade – O despertar da vocação, citado no parágrafo acima, tem um DNA marcante: o pai de Giuliana, Albert Morgen, foi campeão brasileiro de mountain bike na década de 90. Era um dos maiores do país. Além disso, a família da mãe, Daniela, é nacionalmente conhecida pelos pilotos de motocross e de rali, Guido Salvini Neto e Caíque Salvini, além do pai, uma lenda do automobilismo na década de 70, Carlos Salvini. Somado a isso tudo, tem Giuliana Salvini Morgen que é a líder do ranking brasileiro juvenil.

    Em casa, por conta do coronavírus, Giugiu realiza exercícios diários em sua residência. Os pais montaram uma estrutura para que ela não perca o condicionamento físico durante o tempo em que estiver de quarentena. A expectativa dela para a volta às competições é imensa. E tem plena consciência da importância de ficar em casa durante o período de pandemia. “Todos têm que se cuidar”, avisa. O seu objetivo é confirmar a boa fase dos últimos anos e ingressar no mundo internacional de mountain bike. Vale lembrar que é a atual campeã pan-americana e já esteve em países europeus competindo. 

    Superintendência

    No programa “Momento do Esporte”, que foi ao ar nesta quarta-feira pela Tribuna FM, o Superintendente de Esportes Leandro Kronemberger, o Berg, afirmou que não há ainda um prazo para a volta das atividades esportivas do município. Porém, algumas datas de eventos que haviam sido colocadas no planejamento do município em janeiro deste ano. Se eles vão acontecer, de acordo com Berg, dependerá da evolução e controle do coronavírus.

    Superintendência II

    O Superintendente de Esportes revelou, na entrevista, que alguns eventos terão que passar por adaptações. Um deles, citado por Berg, são os Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeup´s), o maior do calendário petropolitano e até mesmo os jogos dos campeonatos municipais da Liga Petropolitana de Desportos. Tudo isso será uma tendência que valerá por anos, mesmo que descubram hoje a vacina de combate ao coronavírus.

    Lives

    Nesses tempos de pandemia, as Lives têm dominado a atenção de muitos internautas. São aulas de atividades físicas, bate papos sobre assuntos relevantes e tudo mais. Nesta semana, o presidente da Câmara Municipal e professor de educação física, Hingo Hammes, falou com o renomado personal trainer, Bruno Chisti sobre as normas anunciadas recentemente pelo Conselho Regional de Educação Física sobre procedimentos a serem adotados quando reabrirem as academias.

    Curtas

    Serrano acompanha Série B1 – Nesta quarta-feira, a Federação de Futebol realiza uma videoconferência com os representantes dos clubes que disputarão o Campeonato Estadual da Série B1 2020. E o Serrano vai participar.

    Gol mais bonito – A Torcida Serranista fez uma pesquisa em sua página no Facebook sobre o gol mais bonito do Serrano, feito no estádio Atílio Marotti. O de Baianinho, no jogo contra o Rio das Ostras em 1992, venceu o de Wellington, marcado contra o Vasco no Carioca de 1979.

    Propostas para a B1 – O Serrano tem interesse, mas um adversário seu na Segundona também tem a vontade de contratar o lateral-esquerdo Magdiel, atualmente no Tupy, de Juíz de Fora. O jogador está em Nogueira e aguarda novas ligações pelo celular para decidir o que vai fazer. 

     

    Últimas