• GE Celma e Xerium Technologies recebem prêmio por destaque nas exportações

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/11/2019 12:11

    Por mais um ano seguido, duas importantes indústrias de Petrópolis foram premiadas pela destacada atuação no mercado exterior. GE Celma e Xerium Technologies receberam o Prêmio Rio Export em cerimônia realizada no Rio na última terça-feira (5). A homenagem feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) valoriza e estimula o desempenho das indústrias fluminenses nas relações com o mercado internacional. A GE Celma foi premiada como Destaque da Indústria e Maior Exportadora do Rio de Janeiro pela 7ª vez seguida. Já a Xerium foi reconhecida como principal exportadora da Região Serrana.

    Giorgio Luigi Rossi, coordenador da Firjan Internacional, destaca que as vencedoras de 2019 são exemplos de sucesso de estruturação para o mercado global. “O prêmio demonstra a diversidade e a especialização da pauta exportadora do Rio de Janeiro. 

    São empresas que exportaram produtos básicos e outras que exportaram industrializados, desde o setor de petróleo e gás, químico, moda até a indústria criativa, e que servem de inspiração para todas as empresas do estado”, analisou o coordenador. A Petrobras é a maior exportadora do Estado do Rio e considerada Hors Concours.

    Com atuação direcionada para o exterior, a GE Celma tem uma participação significativa nos resultados da balança comercial do Rio de Janeiro, fruto da expansão nas exportações de turborreatores e turbopropulsores. O grupo Xerium é um dos gigantes mundiais no segmento de insumos para as indústrias de papel e celulose. Na cidade a produção é voltada especificamente para o desenvolvimento de feltros. São mais de 160 postos de trabalho diretos e capacidade produtiva de 350 toneladas de feltros/ano.

    A 22ª edição do Rio Export premiou 14 empresas, em diferentes categorias, com alto desempenho nas exportações estaduais em 2018. 

    Desde o lançamento da iniciativa, em 1998, mais de 220 empresas fluminenses de diferentes setores e níveis tecnológicos foram reconhecidas pela cultura exportadora no estado.

    Confira a lista das empresas premiadas:

    Últimas