• Gapa promove feira de adoção de animais e pede doações

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/08/2016 18:42

    Fundado há 13 anos, o Gapa ajuda animais abandonados a encontrar um novo lar. O grupo não possui sede própria e conta com a solidariedade de voluntários para abrigar e tratar dos bichinhos. Atualmente, cerca de 100 deles, entre cães e gatos, estão sob a responsabilidade dos voluntários do Gapa. A entidade promove duas vezes por mês feiras de adoção em Itaipava e pede a doação de ração, remédios, produtos de limpeza e cobertores para os animais. 

    Amanhã, a partir das 9h30 até as 15h30 os voluntários do Gapa promoverão uma feira na varanda do Parque Municipal, em Itaipava. “Realizamos feiras sempre nos primeiros sábados de cada mês no estacionamento do Hiper Mercado Extra, em Itaipava, e nos terceiros sábados na varanda do Parque Municipal, em Itaipava, sempre nesses horários”, disse Rita de Cássia da Silva, voluntária do grupo há três anos.

    Os animais disponibilizados para adoção são todos castrados, vermifugados e vacinados. “Temos esse cuidado de entregar o animal em boa condição de saúde para o acolhedor. Também castramos na intenção de prevenir futuros abandonos, já que, em média, um cachorro não castrado pode gerar cerca de vinte filhotes”, explica Rita.

    O Gapa tem hoje sob os cuidados dos voluntários cerca de cem animais. Desses, aproximadamente vinte estarão para adoção na feira. “Dentro desse número de animais acolhidos temos alguns que já são velhinhos, outros que estão doentes ou que têm alguma deficiência física e podem, infelizmente, nunca ser adotados, mas cuidamos deles com muito amor e carinho. A intenção é a de fornecer a melhor qualidade de vida possível”, explica Rita, acrescentando que os animais ficam divididos nas casas dos voluntários. “Alguns podem abrigar dez, outros cinco e assim vai. A pessoa que se interessa por adotar passa por uma entrevista e tem que apresentar a identidade e um comprovante de residência, porque a nossa intenção não é a de se livrar dos animais, mas, sim, ajudá-los a encontrar um lugar cheio de amor para morar. Ligamos depois para a pessoa para saber se o animal está se adaptando, temos esse cuidado”.

    O grupo gasta 450 quilos de ração todos os meses para alimentar os animais. “Para dar conta de alimentar a todos contamos com doações mensais, fazemos rifas, vendemos doces nas feiras e realizamos campanhas no Facebook pedindo ajuda. Também pedimos produtos de limpeza, remédios, jornais e cobertores para os animais. Eu me apaixonei pela causa há três anos quando fui adotar minha cachorra. Hoje, não consigo nem pensar em parar de ajudar esses bichinhos que precisam tanto da gente”, conta Rita.

    Quem quiser ajudar o Gapa pode entregar as doações nas feiras (o Parque Municipal fica na Estrada União e Indústria, nº 10.000). O grupo também mantém uma conta-corrente para depósito: Banco Santander AG: 3957 C/C: 13000073-0 CNPJ: 07.468.854/0001-46 Favorecido: Gapa-MA.

    Gapa já realizou 3.156 adoções e 2.768 castrações

    O Gapa é parceiro da Master Food como uma das ONGs brasileiras escolhidas para participar da Campanha internacional “Adotar É Tudo de Bom”, da Pedigree. No ranking nacional da campanha, ocupa o segundo lugar e já recebeu o Prêmio Master no Plano de Excelência de avaliação do trabalho. Desde a criação do Gapa até dezembro de 2015, foram realizadas 3.156 adoções e 2.768 castrações.

     


    Últimas