• Funcionários que atuam nos laboratórios das UPAS denunciam falta de pagamento

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  • 15/06/2020 19:05

    Funcionários que atuam nos laboratórios das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Cascatinha e Itaipava denunciam o atraso nos salários de maio, que deveriam ter sido pagos no quinto dia útil deste mês. O pagamento devia ter sito efetuado pela empresa DPAD Serviços Diagnósticos, cujo nome fantasia é Rioslab, substituída em Petrópolis por meio de licitação emergencial depois que a empresa foi citada na denúncia de superfaturamento dos hospitais de campanha montados pelo governo do Estado do Rio de Janeiro – os donos foram presos em maio, na da Operação Favorito, que investiga as irregularidades.

    Após a prisão dos empresários e o envolvimento da empresa com as fraudes na montagem dos hospitais de campanha, a Prefeitura trocou o laboratório responsável pelas UPAS. Quem cuida dos atendimentos agora é a Plasma Laboratório, com contrato no valor de R$ 159 mil por mês. A empresa absorveu todos os funcionários do antigo prestador de serviço.  A Tribuna entrou em contato com a empresa, que é do Rio de Janeiro, e a mesma informou estar atuando nas UPAS desde a semana passada, de modo que os salários atrasados são de responsabilidade do antigo laboratório.

    “Estamos nessa situação. Sem o salário de maio e sem contrato de trabalho com a nova empresa. Também não recebemos o vale transporte. Só tenho dinheiro para o plantão de hoje (segunda). Se não pagarem pelo menos o vale transporte, não sei como vou trabalhar”, contou uma funcionária que preferiu não se identificar.

    A DPAD Serviços Diagnósticos fazia parte do Consórcio Saúde Legal, que reunia quatro empresas do Estado do Rio de Janeiro e foi o vencedor da licitação realizada em 2017 para atuar nas duas UPAS do Centro e de Cascatinha. Em julho de 2018, o Serviço Social Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac) assumiu a administração das unidades, mas manteve o contrato com o laboratório.

    “Ninguém dá uma posição para a gente, não sabemos quando vamos receber. Agora com essa nova empresa está tudo ainda mais incerto”, lamentou a funcionária, que atua desde o ano passado nas unidades de pronto atendimento.

    Por meio de nota, a Prefeitura disse não possuir informações oficiais do DPAD Serviços Diagnósticos sobre os pagamentos devidos aos funcionários. Mas esclareceu que o Sehac realizava o pagamento ao DPAD e este era responsável por pagar os funcionários.

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    *Atualizado às 17h13

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