• Funcionários dos Correios retornam ao trabalho após decisão do TST pelo fim da greve

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/09/2020 10:46

    Os funcionários dos Correios de todo o Estado do Rio de Janeiro retornaram ao trabalho nesta terça-feira (22), depois que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu pelo fim da greve, que começou no dia 17 de agosto. O descumprimento da determinação do tribunal acarretará em multa diária de R$ 100 mil às entidades representativas da categoria.

    Em nota, os Correios informaram que “seguem executando o plano de continuidade do negócio, com a realização de mutirões de entrega, inclusive em fins de semana e feriados, com o objetivo de reduzir os efeitos da paralisação parcial dos empregados à população.

    O fim da greve foi julgado pelo TST na tarde de segunda-feira (21), que analisou as cláusulas do dissídio coletivo da categoria, um dos motivos pelo início da greve. Por maioria de votos, os ministros da Seção de Dissídios Coletivos consideraram que a greve não foi abusiva. No entanto, haverá desconto de metade dos dias parados e o restante deverá ser compensado. Além disso, somente 20 cláusulas que estavam previstas no acordo anterior deverão prevalecer. O reajuste de 2,6% previsto em uma das cláusulas foi mantido.

    Por meio de nota, o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (SintectRj) pediu desculpas à população em nome da categoria pelos mais de 30 dias de greve e ressaltou que “os problemas continuarão por falta de funcionários”, destacando que os terceirizados foram contratados por tempo determinado.

    *Atualizado às 12h24

    Últimas