• Fórum aponta estratégias para alavancar o turismo na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/10/2016 14:37

    Cerca de cem empresários da região serrana participaram nesta terça-feira (25) do 2º Encontro Regional de Turismo, promovido pelo Fórum Sebrae de Turismo, no auditório da Cervejaria Bohêmia. O evento contou com palestras e mesa-redonda com representantes do setor, entre empresários e especialistas. Na ocasião, os empresários também puderam conhecer novas ferramentas digitais e as novas oportunidades do segmento.

    Especialista na área digital, Gil Giardelli falou sobre as mídias digitais e os seus impactos no turismo. “Falei com os empresários sobre cinquenta ferramentas gratuitas que existem na área digital que podem justamente inovar cada negócio. Os empresários receberam muito bem as dicas propostas”, disse Gil.

    Ainda segundo Gil, o que os empresários precisam entender é que mais de 80% das pessoas que querem viajar fazem uma busca prévia via celular sobre os destinos. “Quando você coloca Petrópolis no google, dos três primeiros sites que aparecem no resultado da busca, só um está bem montado, ou seja, apenas um mostra as informações completas para celular e está de acordo com a mobilidade”, disse.

    Gil apontou ainda outra aposta do setor. “Muito antes do digital, nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos. O que os empresários brasileiros precisam entender é que o Brasil compete hoje com outros países, como Tailândia, no que diz respeito a destinos procurados. Logo, os empresários brasileiros devem ser parceiros, quanto mais marcas, melhor para sociedade, mais quantidade de escolha e mais propaganda para o país”, explicou, falando também sobre a beleza de Petrópolis, um ponto que deve ser mais aproveitado.

    “Se os empresários de Petrópolis conseguirem aproveitar de forma dinâmica a história da cidade com a beleza do lugar, ficarão imbatíveis no que diz respeito à escolha dos turistas. O que eu acho é que cada um deles deve ser um contador da história de Petrópolis. Sou de São Paulo e o Museu do Ipiranga vai ficar fechado dez anos. Onde as pessoas poderão buscar informações sobre a história do nosso pais? Em Petrópolis. Os empresários devem aproveitar essas oportunidades e investir em conhecimento para que possam chamar a atenção de mais turistas”, explicou.

    O empresário Marcelo Jimenez falou sobre o turismo de segmentações, usando frases como “Quem não deseja fazer nada, encontra uma desculpa. Quem deseja fazer algo, encontra um jeito”. De acordo com Marcelo, os empresários devem conhecer de perto todos os potenciais turísticos da cidade e usar as informações para encantar os visitantes. 

    “É importante que os empresários conheçam os outros empresários do setor, conheçam os guias de turismo e todos os lugares que merecem ser visitados na cidade. Ele precisa conhecer quem faz as geleias, como por exemplo. Só assim ele poderá recomendar com propriedade”, contou.

    O evento também contou com a participação de Lincoln Seragini, da Academia Brasileira de Marketing, que falou sobre a experiência da marca como estratégia de negócio; Rapahel Rizzo, da Cervejaria Bohemia, que falou sobre inovação e tecnologia e Elvira Menezes, da Rio Trekking Tour  que mostrou dados sobre turismo de experiência. Além disso, os empresários puderam participar de cinco oficinas de co-criação sobre os temas: Gestão estratégica de negócios (Cláudio Tomanini), Desenvolvendo a cadeia produtiva (Henrique Silva), Precificando e gerando valor (Gisele Costa) e Turismo de sensações (Ana Luiza Ferraz).

    Últimas