Força-tarefa entra no terceiro dia de combate ao incêndio florestal no Vale das Videiras
A região do Vale das Videiras atingida por um incêndio florestal de grandes proporções desde a última segunda-feira entrou nesta quarta-feira (29) em fase de rescaldo – que é quando os bombeiros buscam focos de fogo escondidos ou brasas que podem se tornar novos focos. Mais de 560 hectares da vegetação na área de proteção ambiental da Rebio Araras foram consumidos pelas chamas. A força-tarefa montada para controlar o fogo conta, nesta quarta, com 99 militares e brigadistas da ICMbio, Defesa Civil (DC) e Guarda Civil Municipal (GCM).
“Tendo em vista o tempo instável e pouca visibilidade, não será empregada aeronave. Serão utilizados dois drones, um dos bombeiros e outro do INEA, para o sobrevoo das áreas e monitoramento”, informou o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Gil Kempers.
O incêndio começou na madrugada de segunda-feira (27) e foi provocado de forma criminosa, depois que um homem ateou fogo no carro, modelo Palio Weekend, para conseguir o seguro. Devido ao tempo seco e ao vento, as chamas se alastraram, atingindo a vegetação. Um sobrevoo na manhã de terça-feira (28) revelou a imensa área de proteção ambiental destruída pelas chamas.
*Atualizado às 12h01
Leia também: Imagens mostram suspeito de provocar incêndio florestal no Vale das Videiras em posto de gasolina