• Fora de época: em razão do clima, cerejeiras em Petrópolis têm floração tardia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/08/2019 17:15

    Com a floração atrasada, o rosa das flores de cerejeiras que costumam enfeitar a cidade nessa época do ano, ainda é bem sutil. As flores que começam a surgir em maio, são sensíveis ao clima, e com o calor que demorou a ir embora, o seu aparecimento foi retardado. Algumas árvores mal apresentam as flores que fazem tanto sucesso, sendo tema, inclusive, do concurso amador de fotografia do Bunka-Sai, que celebra a cultura japonesa, onde as cerejeiras são culturalmente contempladas.

    Leia também: Parque Municipal de Itaipava recebe doação de mudas de cerejeiras

    Em todo o Brasil, a floração das cerejeiras ou sakurás, se estende até a virada de agosto, ainda na primeira metade do inverno. Assim que a precipitação de chuvas diminui e a umidade do ar desaba, o metabolismo das cerejeiras entende que é hora que abrir suas flores, e a sua contemplação dura pouco, já que cada flor costuma durar, no máximo, três dias.

    Mas o florescimento que costuma acontecer no início de abril, só começou em Petrópolis, no final de julho, e segundo a engenheira agrônoma, Carolina Rodrigues, o clima quente é o principal causador do retardo. 

    “O florescimento das cerejeiras acontece no início de abril/maio e vai até agosto. Por causa, principalmente, do clima, onde as temperaturas baixas chegaram mais tarde, esse florescimento foi atrasado. As cerejeiras, precisa de um clima ameno, e de um solo bem drenado e úmido sem encharcamento. Elas são sensíveis a qualquer mudança, e o aquecimento global, é o principal causador dessas alterações, provocado pelo desmatamento e pela poluição”, disse ela.

    Além disso, as cerejeiras demandam de outros cuidados, principalmente com a poda e a adubação. “A poda ocorre para fortalecimento da planta geralmente de outubro a dezembro, após o florescimento. São retirados apenas os galhos velhos para renovação da planta. As cerejeiras têm uma floração contínua, então a flor pode nascer e cair em um dia. E elas também precisam de uma adubação anual, para renovação do solo com nutrientes orgânicos”, explicou a engenheira agrônoma. 

    O concurso de fotografia de cerejeiras faz parte da programação do Bunka-Sai, que acontece entre os dias 08 e 11 de agosto, no Palácio de Cristal. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 8 pegando o edital no Instituto Municipal de Cultura e Esportes, localizado na Praça Visconde de Mauá, nº 305, no Centro ou no site da prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br

    Últimas