• Fiação pega fogo em vila histórica de Cascatinha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/07/2018 11:17

    Residentes da Vila Operária, em Cascatinha, estão preocupados com constantes curtos na rede elétrica da Rua Gonzaga Vieira Júnior. Só nos últimos sete dias, a fiação, que fica colada nas varandas das residências, pegou fogo, gerando receio nos moradores, que temem um possível incêndio.

    Uma das moradoras, a aposentada Arlete Fernandes de 87 anos, diz precisa correr quando os fios começam a dar curto. “Quando ouço o barulho e percebo que vai começar o fogo, corro para desligar tudo, para não perder nossas coisas. Só nesta semana, aconteceu três vezes. Já virou costume essa situação de tantas vezes que vêm acontecendo”, conta a aposentada, moradora da vila há 57 anos. “O fogo começa lá na esquina e vai se alastrando até metade da rua. Alguns moradores já perderam as coisas”, acrescenta a dona de casa, Rúbia Leila Mesquita de 55 anos, residente há 48 anos

    Os postes e a fiação da rede elétrica ficam próximos das varandas e telhados das residências da Rua Gonzaga Vieira Júnior. Em algumas casas, os fios ficam praticamente parede e meia com a moradia.  É o caso da empresária Ana Paula. Na madrugada da última segunda-feira, ela e sua família acordaram assustados com um curto na frente da sua casa.

    “Eu e meu esposo acordamos com o barulho e o cheiro de queimado na minha porta. Só deu tempo de desligar as coisas para não perder nada. Meu carro estava estacionado na rua e foi atingido por um fio queimado, sorte que não passava ninguém. Isso precisa ser reparado o mais rápido possível! O risco de alguma coisa mais séria acontecer é muito grande. Não posso colocar nada na minha varanda para não correr o risco de queimar e o fogo se alastrar para dentro da minha casa.” relata Ana Paula.

    A Associação de Moradores da Vila Operária já encaminhou dois oficios à concessionária Enel solicitando a troca da rede elétrica, porém ainda não obtiveram resposta.

    “Os fios são antigos e a população aqui da Vila cresceu muito, dá sobrecarga. Já encaminhamos dois ofícios para a Enel pedindo a troca da nossa fiação mas, até então, só estão sendo realizados os reparos quando pega fogo. Estamos ficando sem luz constantemente. Além disso, convivemos com o risco de um acidente de maior proporção. O fogo se alastra literalmente pela via, os postes são colados nas moradias, é muito perigoso.” diz Sueli de Oliveira, representante da Associação de Moradores da Vila operária de Cascatinha.

    A situação já gerou prejuízos para alguns moradores

    “Ano passado perdi minha TV por causa dessa situação. Me enrolaram tanto que tive que pagar o concerto. Ficamos dependentes da boa vontade da Enel. Já não deu para perceber que essa viação precisa ser trocada?”, reclama a dona de casa, Rosângela de Fátima 

    Questionamos a concessionária sobre os ofícios enviados e a situação da rede elétrica do local. Em resposta enviada por meio de sua assessoria, a Enel Distribuição Rio disse que enviará uma equipe técnica ao local para verificar o caso mencionado.

    Últimas