• Festival de Esquetes começa nesta terça-feira no Centro de Cultura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/10/2019 13:46

    O 7º Festival de Esquetes de Petrópolis será aberto oficialmente na noite desta terça-feira (15), às 19h, no Teatro Afonso Arinos com o espetáculo “Chão de Pequenos” da Companhia Negra de Teatro com os atores Felipe Soares e Ramon Brant, numa obra com direção de Tiago Gambogi e Zé Walter Albinati. O espetáculo discute intolerância e aborda assuntos como abandono parental, luta de classes, preconceito social e racismo, por meio da história de dois jovens abandonados por suas famílias.

    Inicialmente criada como cena curta, “Chão de Pequenos” foi a grande vencedora da 6ª edição do FESTU – Festival de Teatro Universitário, no Rio de Janeiro, prêmio que garantiu a sua estreia como espetáculo no Festival de Curitiba. Toda a dramaturgia de “Chão de Pequenos” é baseada em histórias reais, num intenso processo de pesquisa em que foram realizadas entrevistas com várias famílias e pessoas que têm relação com o tema da adoção.

    No palco, os atores Felipe Soares e Ramon Brant contam a história de dois jovens, Lucas Silva e Pedro Henrique, entre a infância e a adolescência, marcados pela orfandade e o abandono da própria família. Dos orfanatos às ruas das grandes cidades, a fábula dos dois garotos revela a importância da empatia, do diálogo e do afeto nos dias de hoje, numa sociedade marcada pela intolerância e pelo preconceito.

    A ficha técnica do espetáculo, além dos citados acima conta ainda com Textos: Ana Maria Gonçalves, Felipe Soares e Ramon Brant, Provocação dramatúrgica: Grace Passô, Direção de movimento e preparação corporal: Tiago Gambogi, Iluminação: Cristiano Diniz, Operação de luz: Eliezer Sampaio, Trilha sonora original: GA Barulhista, Operação de som: Diego Roberto, Figurino: Bárbara Toffanetto, Cenografia: José Soares da Cunha e Zé Walter Albinati, Direção de Produção: Gabrielle Araújo, Projeto gráfico: Estúdio Lampejo / Ramon Brant, Fotografia: Lucas Brito e Escrita poética do processo: Bremmer Guimarães. 

    O 7º Festival de Esquetes de Petrópolis este ano homenageia a atriz Monah Delacy, dedicando um troféu ao seu nome. O evento é realizado pela Foco Produções e tem o objetivo de destacar os grupos teatrais de diversos estados e municípios. Ao todo são dezoito grupos para participarem da mostra competitiva realizada pelo festival.

    Terça-feira, 15/10

    “Florisbela” Vista Alegre (SOC) às 14h.

    Espetáculo “Chão de Pequenos” às 19h, Teatro Afonso Arinos.

    Quarta-feira, 16/10

    “Chororô do Rio” CEU da Posse às 10h.

    Mostra competitiva de esquetes às 19h30, Teatro Afonso Arinos.

    Fale Comigo – Grupo Rosadalourzi (SP)

    Botijão – Grupo Por Nós (RJ)

    Cinco Pra Uma – Grupo O Quinto Elemento (RJ)

    Fúria-O Casal – Grupo Fúria (RJ)

    2 Homens e 1 Dinheiro – Inepta Cia. (RJ)

    Submersos – Grupo Cabruni (RJ) 

    Últimas