• Feliz iniciativa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/03/2017 12:00

    A Câmara Municipal de Petrópolis, anualmente, faz realizar a entrega da Medalha Koeler e dos Títulos de Cidadão Petropolitano, as mais altas honrarias concedidas no âmbito da terra de Pedro II, àquelas personalidades que vêm contribuindo para o engrandecimento e o desenvolvimento de nossa cidade.

    A festividade em questão, levada a efeito pela Câmara Municipal e pelo Instituto Histórico de Petrópolis, fez comemorar as 174 “velhinhas”, a propósito da fundação de Petrópolis.

    O evento ocorrido em nobre espaço do Hotel Quitandinha, próprio para solenidades dessa envergadura, premiou diversas pessoas merecedoras do honroso Título de Cidadão Petropolitano.

    Com relação, entretanto, à Medalha Koeler, o grande homenageado deste ano foi o ilustre Professor e Acadêmico Paulo Machado da Costa e Silva que, do alto de seus 99 anos, prestou serviços incomensuráveis à nossa cidade, justamente nas áreas jurídica, da educação, das letras, da política, sem falar no aspecto religioso, eis que incondicional discípulo da Santa Igreja Católica.

    Assim é que quaisquer linhas que se pretenda escrever acerca da figura que Petrópolis faz reverenciar, sobre as mais variadas facetas, serão de pouca expressão, porém de altíssimo reconhecimento, até porque em razão da figura respeitável do homenageado, face a tudo que proporcionou à cidade de Petrópolis, não comportaria uma página inteira deste Jornal, com vistas a relatar a propósito de sua vida dedicada às causas relacionadas com esta terra.

    Eu, particularmente, lembro-me do eminente homenageado, juntamente com minha esposa, ao nosso tempo de namoro, bastando que se volte no tempo à Rua General Osório, local onde o mestre residia com a família, além de já, àquela época, ter sob sua direção uma escola a prestar ensinamentos a inúmeros jovens que por ali passaram.

    Deixo, pois, aqui consignado que quaisquer homenagens que possam vir a ser prestadas a esse extraordinário cidadão, serão poucas, ante o valor do homem público, reto e competente, chefe de família exemplar, mestre dos mais conceituados, atuante que foi em vários educandários desta cidade, inclusive inesquecível professor da Faculdade de Direito da U.C.P. onde, também, fez conquistar o respeito e a admiração de seus discípulos, lá tendo deixado traçada sua gestão, de modo indelével.

    Os votos de parabéns à Câmara Municipal de Petrópolis, na pessoa de seu Presidente, por esta feliz iniciativa.

    Últimas