• Feirinha de Itaipava tem novo projeto com melhorias e Centro de Covenções

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/09/2019 17:00

    A Câmara Municipal aprovou na última quarta-feira, em segunda discussão, o projeto que prevê a desafetação de uma área na Feirinha de Itaipava. O trecho de cerca de 5 mil m², foi projetado para ser uma rua, mas nunca foi utilizada com este fim, deixando agora de pertencer ao município. Sérgio Costa, presidente do Conselho Deliberativo da Feirinha, disse que a desafetação do trecho é essencial para a execução do projeto de construção da nova feirinha. 

    A Feirinha de Itaipava tenta viabilizar a construção de um Centro de Convenções. O projeto prevê que no terreno atrás de onde ficam os boxes atualmente, seja construído um prédio com dois andares. No térreo, ficarão os atuais boxes que serão transformados em estandes e, na parte superior, um auditório com capacidade para quatro mil pessoas. Também terão salas para reuniões, praça de alimentação, restaurante, salas para administração e banheiros. Atualmente, a feirinha possui cerca de 396 boxes, que com o novo projeto serão demolidos e darão espaço para um estacionamento para até 1,2 mil veículos. 

    Foto: Divulgação

    Quando o terreno da feirinha foi adquirido, em lotes, foi projetada uma rua, que nunca foi utilizada e nem recebeu as características de uma rua. No Loteamento Vilar do Carmo, a chamada Rua B, fica no meio do terreno. Segundo a Prefeitura, a criação da chamada “Rua B” ocorreu durante a criação do condomínio. O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito Bernardo Rossi em caráter de urgência e foi aprovado em primeira e segunda sessão pela Câmara dos Vereadores. A lei passa a área de uso público para bem dominical, sem utilidade pública. 

    Leia também:  Cartórios eleitorais do Centro e de Itaipava farão plantão para cadastramento biométrico

    Segundo Sérgio, agora está sendo feito um estudo de viabilidade do projeto e uma empresa deve ser contratada para execução. A estimativa é que o investimento seja de cerca de R$ 50 milhões. E será custeado por empresas que em contrapartida vão explorar o Centro de Convenções. 

    Foto: Divulgação

    “O projeto favorece toda a região. Para Petrópolis vai gerar emprego, negociações, hotelaria, gastronomia, toda a região será beneficiada. No dia 23 de setembro, completam 26 anos que a feirinha está funcionando neste endereço. Estamos aceitando como um presente a aprovação da desafetação pela Câmara”, disse Sérgio. 

    Segundo a Prefeitura, a lei garante que a região seja utilizada somente para fomento das atividades econômicas exploradas pelos associados e a geração de empregos e renda. Com a aprovação da Câmara, o projeto agora, segue para sanção do Prefeito. 

     

    Últimas