• Farpas, pancadas secas, acusações cruzadas e comentários engraçados dos eleitores marcam debate dos prefeitáveis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/10/2020 02:00

    Farpas, pancadas secas, acusações cruzadas e comentários engraçados dos eleitores marcam debate dos prefeitáveis

    Com a ausência de Bernardo Rossi (PL)– com Covid-19 – o saco de pancadas foi Rubens Bomtempo (PSB) e seus três mandatos, fato lembrado a todo instante. Jamil Sabrá (PSC) também foi um alvo visado.  Mas, Bernardo Rossi apanhou também e, sem estar presente, não conseguiu se defender.  Noves fora, ausente até apanhou menos…

    Exaltados

    Ramon Mello e Jamil Sabrá Neto foram os mais raivosos tentando passar segurança, conhecimento e bater nos governos anteriores e na atual gestão. Jamil Sabrá chegou a falar grosso se referindo a Bernardo e se colocando no segundo turno: “Quando estiver no segundo turno que você apoie outro candidato porque vou fazer uma devassa nas contas da prefeitura”.

    Temperamental

    Rubens Bomtempo, mordido pela pergunta de Gurgel (Cidadania) com críticas a suas três gestões e resultados na economia, resolveu atacar e chamar Gurgel de forasteiro. Se tivesse apenas respondido não teria dado espaço a Gurgel, que ganhou direito de resposta e mais visibilidade.

    Amigos

    Depois de alfinetar Alexandre Gurgel, do Cidadania, por ele não ser nascido na cidade, nos bastidores Rubens Bomtempo serviu cafezinho e até brindou com o concorrente. O que não faz uma necessidade de alianças no segundo turno.

    Suaves

    Coronel Vieira Neto, do PRTB e Elias Montes, do PSL, candidatos da direita, ficaram lado a lado e falaram sobre um tema tranquilo para ambos, que são policiais: segurança pública. Eduardo Silvério, ao contrário do debate no Canal 10, também estava mais suave, mas apenas na fala: porque sem se exaltar mandou a letra: “vamos cortar os carniceiros instalados no poder público”.

    Mais propostas

    Matheus Quintal, mais objetivamente, conseguiu passar recados de suas propostas, com exemplos na prática, assim como Lívia Miranda, do PCdoB.  Eles também fizeram perguntas importantes como as ações de Defesa Civil, reconstrução e investimento em cultura a despeito dos grandes eventos.

    Ausentes

    Bernardo Rossi que está com Covid-19, em quarentena, e José Luiz, do Psol, que sendo do grupo de risco não quis arriscar a contrair a doença e se ausentou como de outros encontros com candidatos.

    Os guias de turismo na cidade com o projeto “Caminhada pelo Centro Histórico – Ver e viver Petrópolis”, um sucesso de público.

    Ideias

    Já Leandro Azevedo, mesmo quando o tema nem era polêmico, falou acima uns três tons todo o tempo igual a… professor de educação física! A quantidade de críticas abreviou a apresentação de propostas e quem vinha na tréplica, como Elias Montes, se deu bem apresentando ideias propriamente ditas.

    Pancadão

    Ramon Mello, sincerão, enquadrou Rubens Bomtempo, sobre o esvaziamento econômico da cidade e mandou ver nos 16 anos no poder da chapa Bomtempo-Mustrangi. “Votei na sua chapa em eleições anteriores, mas é preciso olhar no retrovisor para poder avançar”, afirmou. De leve, Bomtempo insinuou que Ramon falava com arrogância. E Coronel Vieira Neto também não deixou barato com quem já esteve no poder: “trocaram o viés técnico pelo político”.

    Estrategista

    Marcos Novaes foi muito preterido pelos demais candidatos na hora em que eles puderam escolher para quem perguntar. E não foi à toa, não.  Ele ia bater (e bateu) feio. No terceiro bloco quando escolheu Jamil Sabrá levantou nomeação de parentes, e ainda falou dele próprio, Jamil, e o irmão, Bernardo, terem participado do governo Rossi.

    Paralelo

    E a briga boa mesmo se dá nas redes sociais. O confronto transmitido pela TVI Petrópolis e Giro Serra garantiu boas risadas com os comentários dos apoiadores dos prefeitáveis. Rolam críticas e o povo tampa na pancada. É uma espécie de debate paralelo, mais sincero inclusive.

    É campeão!

    Pra variar, assim em como todas as ocasiões, os apoiadores de concorrentes foram às redes anunciar que seus candidatos “venceram” logo após o debate. E todos também “deram aula”.

     

    Aqui, a equipe que trabalhou em frente às câmeras e nos bastidores no debate dos candidatos a prefeito. 

    Últimas