• Exposição na Praça D. Pedro abre Semana do Meio Ambiente

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/06/2018 17:56

    A abertura da Semana do Meio Ambiente acontece nesta terça-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, com a Exposição Aldeia Ecológica na Praça Dom Pedro. Até sexta, das 10h às 17h, o espaço vai exibir exposições sobre as unidades de conservação da cidade e a importância da preservação ambiental. Além disso, uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai apresentar o trabalho desenvolvido pelo órgão nos últimos anos.

    O evento segue até o próximo sábado, dia 9, com uma extensa programação educativa que busca a redução nos crimes ambientais no município: de janeiro do ano passado até maio de 2018, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu mais de 1.300 denúncias. Além do trabalho de orientação, a ideia é valorizar as áreas verdes de Petrópolis, com foco na preservação da Mata Atlântica, presente em praticamente todo município. 

    “Precisamos falar mais sobre a importância da preservação ambiental na nossa cidade. A Semana do Meio Ambiente será importante neste sentido, com foco nas crianças e nos adolescentes. Serão apresentadas questões que influenciam diretamente a vida de cada um de nós, como o abastecimento de água e a qualidade do ar que respiramos, por exemplo. O trabalho realizado pela prefeitura é antecipado, promovendo ações que garantam um futuro com menos ocorrências de crimes ambientais”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio. 

    A programação da semana também acontece na Posse, no Centro de Esportes Unificados (CEU) e, em Araras, no projeto que leva o nome do local. A mostra Cine Ecologia, nestes locais, será realizada de terça até sexta, das 13h às 17h, com apresentações de filmes sobre reciclagem, reflorestamento e bem-estar animal. O encerramento será com uma caminhada ecológica no Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Av. Ipiranga, no dia 9 de junho, às 8h30. O percurso é de dois quilômetros, nas duas trilhas do local.

    “Como a nossa cidade é cercada de áreas de preservação, nada melhor que uma atividade ao ar livre, estimulando a presença de crianças e adolescentes”, disse Fred, anunciando também que será realizado o plantio de 30 mudas de árvores da Mata Atlântica no Parque Natural. 

    A Semana do Meio Ambiente faz parte do projeto Inteligência Ambiental, criado pela pasta em agosto do ano passado e que tem o objetivo de aproximar as crianças e os adolescentes dos espaços naturais do município e ensinar a importância da preservação ambiental. Ao todo, são 30 horas de atividades com foco na educação ambiental dentro do evento. A programação completa com todas as atividades da semana está disponível no site da prefeitura.

    Últimas