• Exposição ArvoreceR, na Galeria Van Dijk, estimula olhar especial à natureza

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/08/2018 14:06

     Depois de passar por Itaipava, a exposição “ArvoreceR” pode ser conferida, agora, na Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Para a mostra, a artista plástica Josiana Oliveiras reuniu alguns de seus trabalhos que unem três elementos: o corpo, a natureza e a imaginação. “ArvoreceR” faz, com desenhos e fotografias, um convite para o público “olhar a natureza, em especial as árvores, não apenas com os olhos, mas também usando a imaginação”. A entrada é gratuita.


    “É um prazer imenso trazer a exposição ‘ArvoreceR’ para o Centro de Cultura, principalmente na galeria que leva o nome de um pintor que admiro muito, Van Dijk. A beleza natural de Petrópolis, na qual podemos ver pelas vidraças da galeria, será um reflexo da exposição. Espero poder acalmar o olhar e a alma dos visitantes”, disse a artista. “Mesmo sendo a terceira montagem da ‘ArvoreceR’ na cidade (as outras duas em Itaipava), ela não se repete, há sempre uma novidade, uma montagem diferente, quadros novos. Como dizia o poeta Alberto Caeiro: ‘Nada torna, nada se repete, porque tudo é real’”, completa Josiana.

    A mostra conta com fotografias sobre tecido e desenhos com intervenção com linha de costura, que têm as árvores como tema central, usando recursos de várias linguagens e técnicas.


    A artista responsável pela exposição já participou de mostras em São Paulo, no Bunkyo, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social; no Iate Clube do Rio de Janeiro, em mostra organizada pela Associação dos Artistas Plásticos do estado; além do Espaço Cultural do CEPERJ, na exposição 'Latinas', do projeto independente 'Do Feminino', grupo de mulheres artistas cariocas; entre outras. A artista também participou de atividades na oficina de serigrafia da EAV – Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio, onde também estudou a arte da xilogravura; do curso de restauração de obras de artes do ateliê Dulce Maia, em Petrópolis, etc.

     “Arvorecer” poide ser conferida na Galeria Van Dijk até o dia 31 de agosto. O espaço fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, a visitação é de 13h às 17h. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305, Centro.

     

    Últimas