• Estudantes da Fase apostam em acolhimento solidário para receber os calouros

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/03/2016 17:50

    Os estudantes universitários brasileiros vêm aderindo a um novo método de recepção dos calouros. Ao invés do trote, que inibe e humilha os alunos, toma forma o acolhimento solidário destes jovens pelos veteranos. Essa é uma realidade que vem ganhando força na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase). A primeira turma de Odontologia da instituição foi incentivada a arrecadar alimentos e cestas básicas, que foram doados, no último sábado(19), para uma creche pública da cidade.

    Na ocasião, os futuros dentistas também colocaram em prática o Projeto Saúde Bucal em Ação. A iniciativa consiste na realização de ações solidárias vinculadas a uma inserção no campo da prática profissional. Os alunos realizaram escovação dentária e atividades com as 172 crianças da creche, envolvendo teatro de fantoches, minibaile, e momento da beleza, onde as meninas foram maquiadas, tiveram os cabelos penteados e as unhas pintadas pelas alunas ingressantes.

     “Eu acho bem importante, desde o início, presenciarmos o dia a dia do dentista, ver como é pessoalmente e entender que pacientes são pessoas. A gente passa a entender as dificuldades”, comenta a caloura, Caroline Rosa.

     O projeto também contou com a participação de dentistas voluntários, que realizaram restaurações, selantes – para preservar a saúde dentária – e extrações simples em 52 crianças. Os profissionais também providenciaram o encaminhamento daquelas que demandavam procedimentos mais complexos. As atividades tiveram o apoio da ABO-Petrópolis (Associação Brasileira de Odontologia) e contaram com a parceria de psicólogos e advogados.

     “Esse tipo de atividade estimula a consciência sobre o compromisso social, além de criar um ambiente muito favorável para o sentimento de acolhimento dos alunos e para o entrosamento entre eles”, explica a coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase, Vera Soviero.

    Acolhimento solidário é adotado também no turno da noite

    Os veteranos do curso de Administração da FMP/Fase promoveram uma ação solidária no Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, em Corrêas, no dia 12 de março. Os estudantes incentivaram os calouros a arrecadar itens alimentícios, de vestuário, de limpeza e de higiene pessoal, e promoveram dinâmicas com as crianças do orfanato, através de pinturas, prática de esportes, gincanas, distribuição de kits de Páscoa e diversas brincadeiras.

    “Foi extremamente satisfatório realizar a atividade. Todos os nossos objetivos foram alcançados e todos os envolvidos ficaram satisfeitos, tanto a faculdade quanto as crianças e nós que organizamos. A gente aprende uma lição com tudo o que fazemos e, conviver com crianças naquela situação, faz com que a gente passe a dar mais valor para o que a gente tem”, disse um dos alunos responsáveis pela atividade, João Pedro Salerno.

    Para o voluntário que trabalha no orfanato, Carlos Mello, iniciativas desse tipo fazem a diferença na vida das crianças. “Foi muito importante. Nos ajudou muito, pois estávamos precisando. A reação das crianças foi muito boa, pois elas estão aqui nesse mundo, que é diferente do mundo do lado de fora, e se sentem felizes quando acontece esse tipo de atividade diferente”, ressaltou.

    Os estudantes da FMP/Fase arrecadaram, ao todo, 1.232 itens, como detergentes, fraldas, xampus, sabonetes, pastas de dente, pacotes de papel higiênico, garrafas de óleo, margarinas, latas de milho, pacotes de macarrão, caixas de leite, sacos de arroz, sapatos, livros, DVD’s, roupas, brinquedos, mochilas, entre outros.

     

     

    Últimas