• Estilistas participam de palestra sobre tendências da próxima temporada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/10/2016 14:26

    Mais de 40 pessoas se reuniram na manhã desta quarta-feira (26) na Firjan para uma apresentação sobre as tendências da moda para a próxima temporada. Na ocasião, participaram estilistas e empresários da cidade que atuam no setor em Petrópolis. Especialistas da Firjan apresentaram as novidades sobre roupas, tecidos, sapatos e acessórios. Cores, modelos e comportamento do consumidor também foram alguns dos assuntos discutidos durante a palestra. 

    Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas e Chapéus de Senhoras (Sindcon) Addison Meneses, mesmo com a crise econômica no país e em Petrópolis, que já vinha se anunciando, existe na cidade uma cultura de moda. Ele acredita ainda que, após o setor ter vivenciado uma brusca queda no município, ele já está começando a se reinventar. 

    A apresentação teve início com a analista técnica da Firjan Nathália Coelho que falou sobre as maxi tendências e os novos comportamentos dos consumidores que buscam conforto e identificação com as marcas que fabricam as roupas. Nesse sentido, ressaltou o crescimento da demanda por produtos sustentáveis e que contem a história das peças. Destacou também a importância de investir no desenvolvimento de produtos livre de gêneros, ou seja, que atendam a todos os públicos independente do sexo. 

    Outros comportamentos que devem ser observados são: o empoderamento da minoria, o respeito a diversidade, a tolerância, quebra de paradigma e a ideia de pertencimento. “A moda cada vez mais se fortalece como um instrumento de expressão da identidade”, disse Nathália. 

    Observar as tendências nas passarelas e nas ruas é uma das dicas da analista. Mas ela sugere também ficar atento ao que o desenvolvimento em todos os níveis traz para a moda, como a tecnologia, mas com um toque mais humanizado. 

    A especialista ainda abordou rapidamente o que se confirmou da temporada anterior: as inspirações dos anos 1980 e 1990, as sobreposições, o slipdress, o resgate do militarismo, a bomber jacket e golas altas. Para a próxima falou sobre a força do metalizado, do fortalecimento dos tons terrosos e da soberania do azul que vai do mais claro ao mais escuro, passando pelo serenity, que foi a cor escolhida para o ano pela Pantone. Sobre tecidos comentou sobre o suede, tricô canelado, lurex e vinil. 

    Já nas modelagens as tendências apontam a consolidação dos maxi coletes, dos ombros à mostra, dos babados, saias assimétricas e mangas extralongas. Com relação as estampas, a temporada deve apresentar o maxi xadrez, animal print, jeans mix, plissados, patchworks e botões. 

    Em seguida, Eliana Andrello, especialista setorial da Firjan, falou também sobre as tendências de acessórios, sapatos e bolsas. E garantiu que no segmento dos calçados os tênis brancos são os queridinhos da vez. Isso vem de encontro a busca pelo conforto que está norteando as novas coleções das marcas. Nathália acrescentou que até a grande grife Victoria's Secret está investindo em um reposicionamento de marca depois de ter identificado esse comportamento do consumidor. 


    Últimas