• Estado do Rio já tem 77 casos de febre amarela confirmados, com 34 mortes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/02/2018 10:04

    De janeiro até agora, 34 pessoas já morreram por causa da febre amarela. Os dados foram divulgados na última segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde. Ao todo são 77 casos da doença em todo o Rio de Janeiro. Valença é a cidade com o maior número de registros: 17 até o momento. Em Angra do Reis foram registradas mais mortes, 7 no total, do início do ano até agora.

    De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, em 17 municípios do Rio já foram contabilizados casos de febre amarela. Desses, 12 cidades tiveram registros de mortes. Até o momento, Petrópolis teve apenas com um caso confirmado, de um morador do Rio de Janeiro que teria contraído a doença durante o réveillon, quando esteve na região do Vale das Videiras, em Araras. 

    Além de Petrópolis, outras cidades da Região Serrana também registraram casos de febre amarela. São elas: Teresópolis (onze registros e seis mortes), Nova Friburgo (sete casos e três óbitos), Duas Barras (cinco casos), Sumidouro (seis casos e duas mortes), Cantagalo (cinco registros e três óbitos) e Carmo (dois casos e uma morte).

    A Secretaria de Estado de Saúde também divulgou os casos da doença em macacos. Este ano já foram 10 registros nas cidades de Niterói, Angra dos Reis, Barra Mansa, Valença, Miguel Pereira, Volta Redonda, Duas Barras, Paraty, Engenheiro Paulo de Frontin e Araruama. Todas essas cidades com um caso de febre amarela em macacos cada.

    Para conter o avanço da doença, o Estado liberou a vacina também para idosos e gestantes e anunciou que fará no dia 3 de março o Dia D de vacinação contra a febre amarela, abrindo todas as 15 unidades de saúde que já fazem a imunização também no sábado. Elas funcionarão das 8h às 16h.

    De acordo com a Prefeitura, o município segue aplicando a dose única, de 0,5 ml, preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para proteção para a vida toda contra a doença. Para se vacinar é preciso apresentar o documento de identidade e menores de 18 anos a caderneta de vacinação. Os idosos e gestantes passarão por uma avaliação epidemiológica prévia do profissional de saúde da unidade que aplicará a vacina. A dose possui contraindicações para os menores de nove meses, pacientes com imunossupressão (pessoas em tratamento de quimioterapia, radioterapia, ou com uso de corticoide, por exemplo), e pessoas soropositivas.


    Casos registrados até o momento no Estado do Rio de Janeiro:

    -11 casos – Teresópolis, sendo seis óbitos

    -17 casos – Valença, sendo seis óbitos

    -7 casos – Nova Friburgo, sendo três óbitos

    -1 caso – Petrópolis

    -1 caso – Miguel Pereira, sendo um óbito

    -5 casos – Duas Barras

    -3 casos – Rio das Flores, sendo dois óbitos

    -1 caso – Vassouras

    -6 casos – Sumidouro, sendo dois óbitos

    -5 casos – Cantagalo, sendo três óbitos 

    -1 caso – Paraíba do Sul, sendo um óbito

    -2 casos – Carmo, sendo um óbito

    -2 casos – Maricá, sendo um óbito

    -12 casos – Angra dos Reis, sendo sete óbitos

    -1 caso – Paty do Alferes

    -1 caso- Engenheiro Paulo de Frontin, sendo um óbito

    -1 caso- Mangaratiba

    Últimas