Estado confirma a primeira morte por febre amarela em Petrópolis
A Secretaria de Estado de Saúde confirmou nesta terça-feira (10) a primeira morte por febre amarela em Petrópolis. De janeiro até agora, a cidade registrou dois casos da doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos dois registros, os pacientes não são moradores de Petrópolis e estavam no município a passeio.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o homem, de 71 anos, que faleceu vítima da febre amarela, era morador da cidade do Rio e visitou Petrópolis no dia dois de junho. Ele esteve no distrito de Pedro do Rio. A secretaria informou ainda que ele era paciente oncológico e não tomou a vacina em função da doença.
A Secretaria de Saúde ressaltou ainda que desde a segunda quinzena de junho quando recebeu a notificação do caso pelo Estado realizou um levantamento com os moradores da região de Pedro do Rio. A secretaria também destacou que não há casos registrados no distrito e nem em outros bairros da cidade.
O primeiro caso de febre amarela em Petrópolis foi registrado em janeiro. O paciente era um homem também morador da cidade do Rio de Janeiro que passou as festas de fim de ano na região do Vale das Videiras, em Araras. Ele foi atendido em uma unidade de saúde no Rio, onde foi diagnosticado.
A vacina da febre amarela continua disponível em 15 postos de saúde em Petrópolis. Até o momento, segundo a secretaria de Saúde 264.497 doses já foram aplicadas. Devem tomar a vacina crianças a partir de nove meses e adultos com até 59 anos. Idosos devem ser imunizados apenas com liberação médica.