• Espetáculo Maria Minhoca marcado para hoje no Theatro Dom Pedro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/10/2016 12:30

    No mês dedicado às crianças, Petrópolis recebe a peça infantil “Maria Minhoca”, de Maria Clara Machado, um clássico da literatura teatral brasileira que certamente irá divertir e emocionar a todos que forem assistir. A atração está marcada para este sábado, a partir das 17h, no Theatro Dom Pedro. 

    Em cena, atores da Liga Extraordinária Teatral, do Rio de Janeiro, contam a história do amor proibido de Maria Minhoca e Chiquinho Colibri. Um espetáculo alegre, interativo e que traz música de Pixinguinha em sua trilha sonora. 

    “O espetáculo está há três anos em cartaz e já recebeu vários prêmios: o de Melhor Espetáculo no Segundo Festival de Teatro Infantil Rio In Cena, além de duas indicações para Bruno Sobral – Melhor Ator e Melhor Diretor. Queremos que a apresentação na Cidade Imperial seja inesquecível. Estamos felizes com a parceria firmada desde 2015 com a empresa Petrópolis em Cena”, diz o ator e produtor Henrique Lopes.

    Maria Minhoca (Vitória Beatriz) é órfã da mãe e seu pai Mister João Buldogue da Silva (Nicolai Nunes) tem pressa para casá-la com Capitão Quartel (Pedro Prado), homem mulherengo e cínico, que na verdade está interessado na herança da moça. O verdadeiro amor de Minhoca é Chiquinho Colibri (Henrique Lopes), ingênuo, fraco mas que a ama com toda força. Com ajuda do melhor amigo, o esperto Pedro Fonfon (Bruno Sobral), que elabora planos hilários, Colibri consegue desmascarar o vilão e conquistar o coração do sogro.

    A peça “Maria Minhoca” foi escrita em 1968, em plena ditadura militar, o que, de certa forma, explica a escolha de Maria Clara Machado de vestir o antagonista com figurino de um militar e dar-lhe o nome de “Capitão Quartel”. O texto não é, entretanto, uma obra datada, pois as situações apresentadas durante o espetáculo, como o pai autoritário da heroína, o amor que triunfa independente das proibições e a ajuda dos amigos para lidar com situações cotidianas, são existentes no cotidiano infantil. Por meio de um artifício inteligente, os namorados acabam vencendo o poderoso e ignorante capitão. A peça, na ocasião, foi censurada, é claro!

    Autora, diretora, professora dramaturga, Maria Clara Jacob Machado renovou a literatura teatral voltada para o público infantil. Ela escreveu mais de 30 obras de autoria própria e adaptações de clássicos. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro. Mais informações pelo telefone (24) 2235-3833.

    Últimas