• Espetáculo do Grupo Corpo chega ao Theatro Municipal do Rio neste fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/09/2019 10:33

    Ícone da cultura fluminense, o Theatro Municipal recebe, neste fim de semana (14 e 15/09), o novo espetáculo do Grupo Corpo. Na montagem deste ano, a companhia de dança mais importante do país presta uma homenagem ao cantor e compositor brasileiro Gilberto Gil.

    Com coreografias criadas por Rodrigo Pederneiras, a partir das músicas do artista baiano, o espetáculo “GIL” tem forte influência de ritmos brasileiros, como os tambores ancestrais, música eletrônica, afoxé, jazz e berimbau.

    Leia também: Terceira edição da Oktoberfest começa com muita música, Veja a programação deste fim de semana

    Leia também: Espetáculo de dança neste domingo no Castelo de Itaipava tem ballet clássico e reapresentação de Mamma Mia!

    Com duração de 40 minutos, a trilha sonora da montagem contempla sucessos como “Aquele abraço”, “Realce”, “Tempo Rei”, “Andar com Fé”, “Toda Menina Baiana”, “Sítio do Pica Pau Amarelo” e “Raça Humana”. De acordo com o coreógrafo, a inspiração para a composição da montagem veio da relação de Gilberto Gil com o candomblé.

    “Gil é filho de Xangô e usei como ponto de partida o movimento associado à presença do orixá: uma das mãos do bailarino bate no peito e a outra, nas costas. E, assim o balé começou a se construir”, contou o coreógrafo Rodrigo Pederneiras.

    Obra “Sete ou Oito Peças para um Ballet”

    Além de “GIL”, o Grupo Corpo também apresenta “Sete ou Oito Peças para um Ballet”, obra de 1994, cuja trilha foi composta por Philip Glass em parceria com o grupo UAKT.

    As apresentações acontecem neste sábado, às 20h, e domingo, às 17h. O Theatro Municipal é um espaço vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Mais informações em http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/.

     

    Últimas