• Escritora petropolitana lança livro na pandemia e presenteia leitores com uma carta manuscrita

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/08/2020 15:00
    Em tempos de pandemia e isolamento social, nunca as tecnologias foram tão necessárias. Do uso das redes sociais, passando pelos serviços de Streaming com séries e filmes até o pedido de comida pelos aplicativos, as formas de interação humana e de consumo mudaram. Mas não substituem o calor de um aperto de mão e o conforto de um abraço, gestos atualmente suspensos por causa do risco de contágio pela Covid-19.
     
    Foram os desafios desse novo normal que inspiraram a escritora petropolitana Helena Arruda a voltar no tempo em busca de um tipo antigo de contato, de uma época em que não havia aplicativos de trocas de mensagens instantâneas nem email. 
     
    – Juntamente com a minha editora, tivemos a ideia de presentear os leitores com uma cartinha escrita por mim à mão. Então, quem comprar o meu novo livro “Corpos-sentidos” ainda no período de pré-venda, além de receber em casa uma coleção de poemas para alimentar a alma nesses tempos tão sombrios, também vai receber junto uma carta cheia de afeto.
     
    E como o perigo de contágio pelo novo coronavírus ainda ronda, o gesto também teve de ser adaptado. Helena conta que a editora cuidou de fazer cópias da carta que ela escreveu, tomando todos os cuidados para que os leitores não fossem expostos a algum tipo de risco.
     
     
    – O que eu gostaria mesmo era de escrever cada carta, uma a uma, já que sou do tipo que gosta de andar por aí com bloquinhos de papel, onde anoto minhas inspirações. Mas entendemos que este é um momento delicado e que temos que fazer nossa parte para tentar evitar que este vírus se propague ainda mais.
     
    Helena não se considera uma pessoa tecnológica, mas há dois anos aderiu ao uso do Instagram, onde além de poemas, posta fotografias que ela mesma tira com o celular. Recentemente, a escritora foi presenteada com uma página virtual totalmente dedicada à obra dela nesta mesma rede social . O perfil @poemasdehelena é administrado por uma ex-aluna da escritora, que passou mais de 30 anos dando aula de Língua Portuguesa em escolas públicas e privadas. 
     
    – Estou muito chique! Nesta página, os amantes de poesia vão poder ler trechos dos meus poemas e conhecer um pouco mais do meu trabalho, inclusive de poemas que estão no novo livro. É um bom aperitivo. 
     
    Corpos-sentidos, que está em lançamento pela editora Patuá, é o terceiro livro da autora, o segundo de poemas. Sua obra de estreia é Interditos, lançado em 2014 pela editora Batel. Em 2016, Helena transformou a tese do curso de mestrado na UFRJ em livro e lançou Mulheres na Ficção Brasileira: aproximações e distanciamentos, também pela Batel. Atualmente, a escritora aproveita o período de quarentena no sítio onde mora com o marido, um gato e três cachorros, para terminar seu quarto livro, que deverá ser lançado ainda neste ano. 

    Últimas