• Escolas já podem agendar visitas nos atrativos de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/02/2017 07:00

     Já podem ser agendadas as visitas para grupos escolares nos principais atrativos de Petrópolis. Os estudantes são público significativo nos equipamentos culturais da cidade, confirmando a importância da função didática dos atrativos. Em 2016, por exemplo, o Museu Casa do Colono recebeu 14.799 pessoas, sendo 10.179 de estudantes, o que representa 68,8% do público.

     Em alguns meses, como outubro e setembro, quase a maioria do público que visitou o Museu Casa do Colono foi de estudantes, 82,59% e 87,70%, respectivamente.

     “Nosso total de visitantes já é um número muito expressivo para um atrativo de tamanha importância, mas que fica mais afastado do Centro. Mas realmente nosso maior público acaba sendo de estudantes. Essa é a única casa que restou do período da colonização alemã, tem 169 anos. Ela foi de um alferes que chegou da Alemanha e ingressou no Exército Brasileiro, chegando a tenente-coronel. Mais do que a história da casa em si, quem visita o museu acaba sabendo de toda a história da monarquia e colonização. Nós abrangemos todo o conhecimento”, explicou o coordenador do museu, Didair da Silva.

    A procura pelas visitas aos museus para grupos escolares, no entanto, começa após o Carnaval, no mês de março. Mas alguns atrativos já se preparam para receber grupos escolares. É o caso do Museu Casa Santos Dumont, que no ano passado recebeu 34.068 estudantes das 160.084 pessoas que visitaram a “Encantada”, representando 21,52% do público. No mês de novembro, 41,48% do público foi de estudante.

    “Já temos um grupo de 100 pessoas de uma escola do Rio de Janeiro agendado para a próxima semana. Esse será o primeiro grupo que recebemos nesse período letivo, mas temos expectativa de superar o número do ano passado agora em 2017. E muitos também acabam vindo a Petrópolis e decidem na hora visitar o museu”, comentou o sub-coordenador do atrativo, Marlan Barros.

    A Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral também oferece a visita agendada. Apesar de já ser um espaço aberto e muito visitado pelos estudantes – principal público – o local também recebe grupos voltados a conhecer o que a Biblioteca tem a oferecer. No ano passado foram mais de 270 pessoas que visitaram o local com o monitoramento, que apresenta os espaços e serviços que a Biblioteca tem a oferecer.

    “Já estamos trabalhando para desenvolver projetos nesses atrativos voltados aos grupos escolares que valorizem a função didática dos equipamentos culturais”, observou o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Leonardo Randolfo.

    O agendamento para grupos escolares nos equipamentos do município pode ser feito em qualquer dia de funcionamento do atrativo. O Museu Casa do Colono funciona de terça a domingo, de 8h30 às 16h. Já o Museu Casa Santos Dumont funciona de terça a domingo, de 9 às 17h. Já a Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral funciona de segunda a sexta, de 8 às 18h.   

    Últimas