• Escolas estaduais podem contar com cursos profissionalizantes a partir de 2020

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/12/2019 12:00

    As escolas estaduais, a partir de 2020, terão cursos profissionalizantes. Uma lista foi entregue aos diretores das unidades para que possam indicar os cursos que melhor atendem às características de cada região onde estão instaladas. Esta foi a informação do secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes aos vereadores Jamil Sabrá Neto (PDT) e Ronaldo Ramos (PSB) que, na sexta-feira, entregaram um documento pedindo a criação de uma unidade destinada à formação profissional em Petrópolis. 

    A oferta de cursos profissionalizantes e outras atividades, como prática esportiva, para os jovens foi debatida pelos vereadores, na sessão do dia 26 de novembro, quando manifestaram preocupação com o crescimento do alcoolismo entre a juventude e o uso de outras drogas. A proposta de entregar o documento ao secretário de Educação foi defendida por vários vereadores aproveitando a presença dele na primeira Feira de Ciências e Tecnologia (Experimentec), no Palácio do Quitandinha, que aconteceu na sexta-feira. 

    O vereador Jamil Sabrá disse que a proposta da Secretaria Estadual em implantar cursos profissionalizantes nas escolas estaduais atende a demanda apresentada e por isso vão buscar mais informações sobre estes cursos. “O secretário disse que a ampliação dos cursos profissionalizantes é um projeto da Secretaria de Educação do Estado e que as escolas receberam uma lista de cursos”, contou o vereador Jamil que vai buscar informações para saber quais os cursos foram oferecidos para as unidades da rede estadual em Petrópolis. 

    A proposta do vereador Ronaldo Ramos é para a instalação de um núcleo de cursos profissionalizantes na região dos distritos para atender aos jovens das comunidades de Itaipava, Pedro do Rio, Posse e Nogueira. O vereador falou sobre a dificuldade que muitos jovens têm de vir para o primeiro distrito, seja pelo tempo que se perde como pelo custo. Para ele, um núcleo com curso profissionalizantes seria muito importante nos distritos.

    Últimas