• Equipe da Comissão de Defesa do Consumidor atende até sexta

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  • 23/05/2017 09:00

    O ônibus de Defesa do Consumidor atendeu a 14 reclamações de petropolitanos ontem, primeiro dia de atendimento no município. Com equipe de quatro atendentes e um advogado, o veículo estacionado da Praça D. Pedro continuará atendendo até sexta-feira (26) das 9h às 15h30. A iniciativa partiu da prefeitura, por meio do Procon, que solicitou à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o serviço para a cidade. 

    Para realizar uma reclamação é necessário ter em mãos a carteira de identidade, CPF, nota fiscal ou ordem de serviço quando se tratar de problemas com garantia de produtos. Se o problema for relacionado à prestação de serviços como luz, água, gás, telefonia (fixa ou móvel), assinatura de TV, entre outros, é necessário levar a conta atualizada comprovando a assinatura – independente da conta estar ou não paga. Em casos de plano de saúde é necessário levar a carteira do plano e o contrato. “Encontramos junto à Alerj uma forma de expandir a capacidade do próprio Procon. Vamos continuar pedindo todo o serviço que seja favorável à população. Nossa ideia é que após essa primeira ação, no Centro, pedir uma outra em Itaipava, para atender a população dos distritos. É um serviço que beneficia a vida de muitas pessoas”, destaca o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

    O serviço do ônibus consiste em solucionar conflitos entre consumidores e fornecedores por meio de conciliação realizada pelos especialistas. O advogado presente, Leonardo Fonseca, também orienta juridicamente sobre qualquer esfera. Segundo ele, a média de pessoas que já buscaram o atendimento em Petrópolis foi boa, considerando a experiência neste tipo de ação. “A adesão foi boa logo no primeiro dia. Normalmente este número é menor, pois muitas pessoas acabam tirando dúvidas e só depois voltam com a documentação. O ônibus itinerante trabalha, assim como o Procon, na defesa do consumidor, tem altos níveis de efetividade em suas ações”, explicou Leonardo.

    Morador do Alto da Serra, o mecânico José Carlos Muniz conseguiu realizar a reclamação contra uma operadora de telefone que mandou, na fatura, cobranças de serviços não utilizados. “É importante ficar de olho e reivindicar nossos direitos. Já tentei falar com a operadora, mas até agora eles não resolveram. Agora espero que essa história chegue ao fim”, contou 

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