• Equipamentos do Exército vão auxiliar no atendimento a desastres naturais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/09/2018 11:00

    Equipamentos que vão auxiliar no atendimento a desastres naturais foram apresentados na manhã de ontem durante o Simpósio de Força de Ajuda Humanitária organizado pelo Comando Militar do Leste na sede do 32º Batalhão de Infantaria Leve – Batalhão Dom Pedro II, na Vila Militar. Pontes móveis, itens para salvamento (como botes infláveis), aparelhos de comunicação, veículos e uma estação móvel para tratamento de água foram alguns dos equipamentos apresentados pelo Exército.

    “Estamos apresentando para a Defesa Civil de Petrópolis os equipamentos que estão disponíveis para o atendimento em casos de catrástrofes. Depois da experiência de 2011, quando o Exército atuou junto com a Defesa Civil na ajuda às vítimas das chuvas, verificamos a necessidade de ter uma força maior de ajuda humanitária”, disse o coronel Aquino, chefe do Centro de Coordenação de Operação do Comando Militar do Leste.

    O Comando Militar do Leste abrange, além do Rio de Janeiro, os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo o coronel do Exército, os equipamentos são para auxiliar as defesas civis desses estados e a intenção é realizar um grande exercício simulado para testar os protocolos de acionamento.

    “Existem os protocolos de atuação, mas esses exercícios são importantes para verificarmos o que precisa ser aprimorado. Uma das maiores dificuldades enfrentadas em 2011 foram as comunicações. Hoje o Exército conta com equipamentos de ponta que vão auxiliar neste sentido. Antenas e um caminhão com um sistema de câmeras que mostram em tempo real a situação nas áreas atingidas”, explicou o coronel Aquino. 

    O Simpósio de Força de Ajuda Humanitária começou na terça-feira e contou com palestras, simulação de resgate e formatura das forças de atendimento humanitário. O evento foi encerrado nessa quinta-feira.

    Últimas