• Entrega de doce marca o Dia de São Cosme e Damião

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/09/2016 09:30

    Como manda a tradição, o Dia de São Cosme e São Damião não pode passar sem doce. Comemorado nesta terça-feita, 27 de setembro, o dia é marcado pela distribuição de doces para as crianças. Apesar da crise financeira, muitas pessoas não deixam de lado os famosos saquinhos e compram os doces tradicionais da data: maria-mole, pirulitos, suspiros e geleia.

    Com a crise financeira e a diminuição no poder aquisitivo, a loja especializada em venda de doces Dib, diminuiu a quantidade de doces no estoque, mas, avalia que, nesse ano, as vendas estão um pouco melhores se comparadas ao ano passado. "Geralmente as pessoas que já tem a tradição de doar doces não deixam de comprar. A cada ano registramos uma diminuição no número de compradores desses doces específicos. A tradição está se perdendo, o que é uma pena. Nesse ano as vendas caíram cerca de 15%, mas, ainda assim, um pouco melhores porque no ano passado, as vendas foram piores", disse Guilherme Ivo Stumtf, proprietário da loja.

    Ainda segundo Guilherme, algumas pessoas acabam adquirindo um kit que tem um valor mais atrativo. "Estamos seguindo a situação econômica e compramos menos doces para o estoque. No entanto, investimos nos kit's que além de facilitar a vida de quem está procurando os doces, tem um valor mais atrativo. Também oferecemos descontos progressivos para quem compra em maior quantidade. Até mesmo no dia 27 registramos vendas. Por enquanto, essa é uma data que ainda movimenta um pouco o comércio de doces", explicou.

    No kit disponibilizado para venda tem bala, arrozinho, suspiro, balões, chiclete, mariola, maria-mole, suspiro, pipoca e pirulito, além dos saquinhos por R$ 64,99.

    Ângela Maria Ceciliano comprou balas para distribuir para as crianças. "Temos um grupo de amigos que sempre junta os doces e distribui saquinhos para as crianças. É muito legal ver a alegria delas. Cada uma ajudando dá para fazer várias crianças felizes", disse.

    Cosme e Damião ficaram conhecidos por exercerem a profissão de médico sem cobrar nada pelo serviço. Eles também são considerados os protetores das crianças. O dia é comemorado pelas religiões de matrizes católica e africana, quando doces e brindes são distribuídos às crianças.


    Últimas