• Entrega de currículos para Bombeiro Civil termina nesta sexta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/12/2019 11:41

    Trinta e dois petropolitanos já estão participando do processo seletivo para contratação de 28 Bombeiros Civis na cidade. A primeira etapa do processo acontece através do Projeto de Bombeiros Civis da Região Serrana, responsável pela captação dos currículos, que podem ser entregues até às 20h desta sexta-feira (20).

    O Projeto Bombeiro Civil da Região Serrana, atua principalmente na formação, capacitação e  inserção de Bombeiros Civis no mercado de trabalho, além de ações sociais junto à sociedade. Os currículos entregues serão avaliados pela Transegurtec (Centro de Formação de Bombeiro Civil), que ficará responsável pela segunda etapa do processo, ainda sem data para ser realizado. 

    Até essa quinta-feira (19), cerca de 32 currículos foram entregues, para disputar as 28 vagas disponíveis. O coordenador do Projeto Bombeiro Civil da Região Serrana, Marcos Paulo Silva de Oliveira, aponta que o número é baixo, e por isso a captação de currículos foi estendida até esta sexta-feira à noite.

    “Esse é o primeiro processo seletivo aberto. Em Petrópolis, houve uma licitação para o Museu, uma empresa do Rio ganhou. Desde que a lei foi implantada, percebemos a falta de fiscalização nas empresas obrigadas a contratar um bombeiro civil. Em Petrópolis, o mercado é promissor, mas não está da forma que deveria estar, muitos bombeiros civis trabalham em outros ramos pela falta de oportunidade de atuação”, disse Marcos Paulo.

    Obrigatória a presença do profissional em determinados estabelecimentos

    A lei municipal nº 7559/17 está em vigor desde 2017, tornou obrigatória a presença de um Bombeiro Civil em estabelecimentos, como shoppings centers, casas de shows e espetáculos, supermercados e hipermercados, lojas de departamento, além de prédios e patrimônios tombados, utilizados como pontos turísticos.

    As penalidades para quem descumprir a norma, vai de uma simples advertência à cassação definitiva do alvará de funcionamento do estabelecimento. Em caso de reincidência, a multa pode custar até R$ 9.541,70 ao estabelecimento infrator.

    A importância do bombeiro civil nesses estabelecimentos se dá para garantir a segurança e bem-estar do público. Os bombeiros civis atuam na prevenção de acidentes, primeiros socorros em caso de algum incidente dentro do estabelecimento, brigada de incêndio e no pronto atendimento em diversas frentes.

    Os candidatos devem levar currículo, certificado de conclusão e uma foto 3×4, das 16h às 20h, para a sala 148/149, localizado no Shopping 608 (Condomínio Alberto Pereira Dias), na Rua Teresa, Alto da Serra. Não será cobrada nenhuma taxa.

    Leia também: Projeto Doutor Empreendedor da Faperj investirá R$ 5 milhões em projetos inovadores

    Últimas