• Enfermeiro conta sobre os desafios e as pequenas vitórias na recuperação de pacientes com Covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/05/2020 12:43

    Do lado de fora dos hospitais, principalmente nas redes sociais, diversas mobilizações homenageiam os profissionais de saúde com salvas de palmas e palavras de incentivo durante o combate à pandemia de covid-19. Dentro dos hospitais, os pacientes que se recuperam da doença é que recebem os aplausos por parte da própria equipe de saúde. Os profissionais que trabalham na linha de frente, salvando vidas, comemoram juntos cada pequena evolução na saúde dos internados.

    “Trabalhar na linha de frente no combate ao coronavírus, com pacientes que inspiram muito cuidado e demandam um tempo de assistência elevado, devido à gravidade, é um desafio diário. A maior motivação é quando esse pai/mãe retorna para seus entes queridos. A sensação de dever comprido é inexplicável”, conta Thauan Farias Pereira, enfermeiro assistencial do Hospital Santa Teresa. 

    O Hospital Santa Teresa soma até agora 51 altas hospitalares de pacientes com Covid-19. Cerca de 75% destes pacientes têm idade entre 40 e 67 anos. Outros 25% têm idade entre 29 e 39 anos. Cinco destes pacientes estiveram internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

    Para o enfermeiro Thauan Farias Pereira, o trabalho em equipe é fundamental para a recuperação dos pacientes. Foto: Divulgação

    Até chegar a essas altas, o caminho é longo e trilhado lado a lado por pacientes e profissionais da saúde. “As equipes multidisciplinares se reúnem todos os dias pela manhã para fazer uma oração, pedindo proteção para que possamos fazer o nosso melhor e que o processo doença-saúde dos pacientes seja abençoado. O trabalho em equipe é muito importante nessas horas e todos trabalham em suas respectivas áreas em prol da recuperação do paciente – ressalto a comunicação em cadeia, trazendo efetividade e harmonia”, conta Thauan. 

    Nesta semana, dois pacientes receberam alta da UTI no Santa Teresa. A primeira foi a petropolitana Andrea Pimentel Benevides, de 52 anos. Ela ficou 35 dias internada na UTI e nessa segunda-feira recebeu alta para se recuperar no quarto. O outro paciente foi o mageense Paulo Sérgio Leucornyl, de 55 anos, que foi internado no dia 30 de abril e recebeu alta para o quarto na última terça-feira. Na saída da UTI, os profissionais gravaram um vídeo em que mostram os pacientes sendo aplaudidos em comemoração à primeira superação para se recuperar da Covid-19.  

    Thauan contou que muitas vezes os enfermeiros são o diário dos pacientes. Sem contato com familiares e amigos, os pacientes confessam as angústias, medos, anseios, e são estes profissionais que dão uma palavra de força, esperança e fé nestes momentos. 

    “Uma situação que me marcou foi em um procedimento invasivo – intubação orotraqueal – no qual precisamos ‘acoplar a paciente para respirar por uma máquina’. A paciente segurou minha mão e pediu para ficar viva para cuidar das netas. Falei palavras de fé e incentivo dizendo que tudo ia dar certo e fiz um carinho na mão dela. Essa paciente, após 30 dias de internação, se recorda desse ato com carinho e agradecimento. É inexplicável e muito gratificante. Juntos venceremos!”, disse Thauan.

    Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são 71 pacientes recuperados da Covid-19 contabilizados pela Vigilância Epidemiológica. Ainda há 21 pacientes recuperados atendidos pelo Hospital Unimed Petrópolis. No SMH – Hospital Beneficência Portuguesa, são 19 pacientes recuperados. Os dados dos hospitais da rede particular contabilizam também pacientes de outros municípios tratados em Petrópolis.

    Últimas