• Enel alerta para aumento no consumo de energia devido às altas temperturas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/09/2020 14:20

    Com o aumento das temperaturas registrado nos últimos dias em todo o Estado, a Enel Distribuição Rio orienta que os clientes consumam energia de forma consciente. Com o forte calor, o uso de equipamentos como ar condicionado e ventilador se torna cada vez mais frequente. Além disso, aparelhos refrigeradores, como geladeira, freezer e bebedouros, naturalmente consomem mais energia, pois os compressores precisam ser acionados com mais frequência para manter a temperatura para a qual estão programados. Nos últimos três meses do ano passado, quando as temperaturas também estavam mais elevadas, a distribuidora registrou aumento de 8,6% no consumo residencial de energia, em comparação com o trimestre anterior de 2019. É preciso atenção e uso moderado para que não haja susto na hora de pagar a conta de energia. 

    Leia também: Eleições: no Rio, passeatas e eventos com aglomeração de pessoas estão proibidos até 6 de outubro

    O responsável por Faturamento da Enel Distribuição Rio, Luis Felipe Diniz, explica que, para economizar energia, os clientes devem adotar novos hábitos de consumo, que vão ajudar a reduzir o valor da conta. “Medidas simples, como diminuir a temperatura do chuveiro, evitar usar o micro-ondas para descongelar alimentos e abrir a geladeira com menor frequência, podem impactar significativamente no valor da conta. Também é importante verificar as instalações internas da residência periodicamente, pois instalações antigas, com fios velhos ou muitas emendas, causam desperdício de energia e podem até causar incêndios”, completa.  

    Abaixo, algumas orientações que podem ajudar a economizar nesta época de calor:  

    – Dê preferência para lâmpadas LED; elas consomem menos e duram até dez vezes mais.  

    – Na hora de comprar um eletrodoméstico, verifique se ele possui o Selo Procel de Economia de Energia classe A, que são os campeões da economia.  

    – Não ligue muitos aparelhos na mesma tomada com o uso de T’s, pois isso pode provocar aquecimento nos fios, causando desperdício de energia e até mesmo acidentes graves.  

    – Desligue o ventilador e/ou umidificador sempre que deixar de usar o ambiente. 

    Ar condicionado:  

    – Escolha modelos mais econômicos, com selo Procel e classificação A. 

    – Evite entrada de sol no ambiente refrigerado e instale o aparelho em local com boa circulação de ar.  

    – Ajuste a temperatura para em torno de 23°C. As temperaturas mais baixas podem não ser alcançadas e fazer o aparelho trabalhar o tempo todo em potência máxima. 

    – Mantenha os filtros de ar limpos.  

    – Compre o equipamento com potência adequada ao tamanho do ambiente onde pretende instalá-lo.  

    – Um aparelho do tipo Split, com potência entre 10.000 e 15.000 BTU’s, usado 8 horas por dia, consome em média 194 kWh no mês, que pode corresponder a mais de R$ 150,00 na conta de energia. 

    Geladeiras, freezers, adegas e cervejeiras:  

    – Faça revisões periódicas, com profissionais capacitados, das borrachas de isolamento das portas e sensores de temperatura, para evitar consumo excessivo. 

    – Evite abrir os equipamentos com frequência, pois o ar quente exige mais energia para resfriar e atingir novamente a temperatura ajustada. 

    – Não utilize a parte de trás para secar objetos.  

    – Mantenha as saídas de ar do congelador desobstruídas;

    – Não forre as prateleiras, isso dificulta a circulação interna do ar.  

    – Instale o aparelho em um local bem ventilado, longe do fogão, aquecedor e áreas expostas ao sol.   

    Chuveiro elétrico:  

    – Feche a torneira para se ensaboar.  

    – Tome banhos rápidos e, se possível, com a chave de temperatura na posição “verão”, o que pode reduzir o consumo em até 30%.  

    – Compre sempre chuveiros de menor potência (2 a 6 kW), que são eficientes e consomem menos. 

    – Limpe com frequência os orifícios de saída de água. Se não estiverem limpos, haverá menos água e o chuveiro terá que ficar mais tempo ligado.   

    Atendimento  

    Todos os serviços de atendimento da Enel Distribuição Rio estão disponíveis nos canais da distribuidora, como pelo site da distribuidora (www.enel.com.br), pelo Aplicativo Enel (disponível para iOs e Android), pelo Whatsapp Elena: (21) 99601-9608, e por meio da Central de Relacionamento (0800 28 00 120).

    Sobre a Enel Distribuição Rio 

    A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,9 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

    Últimas