• Empresa propõe Ônibus de Turismo para circular pelos principais pontos de Petrópolis

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  • 30/04/2017 07:00

    O turismo sempre foi um dos pilares da economia de Petrópolis. Por isso ao longo dos anos diversos projetos e planejamentos têm sido elaborados pelo poder público e iniciativa privada. Mas a falta de integração entre os setores que estimulam a visitação ao município prejudica o desenvolvimento dessas iniciativas. Pensando nisso, a empresa Única investiu em um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas, voltado para a área de evento e turismo, que apontou a necessidade de estímulos no setor. A ideia é criar um “Passaporte de Turismo”. 

    O projeto consiste na criação de uma rota turística realizada através de um transporte coletivo específico, pelos principais pontos de visitação da cidade: polos de moda, monumentos e palácios históricos, cervejarias, locais que contam com programação artística cultural, entre outros. A intenção é que os passaportes sejam vendidos junto com pacotes de viagens para a Cidade Imperial, restaurantes, hotéis, e locais de grande procura. Após a aquisição do “ticket” o cliente poderá utilizá-lo durante 24h. 

    Isso significa que visitantes e também moradores de Petrópolis poderão parar para almoçar, fazer compras, visitar atrações turísticas, sem se preocupar com locomoção e horário. Isso porque os ônibus disponibilizados para este fim, que serão equipados com o que há de mais moderno no mercado, estarão disponíveis para os clientes em diferentes pontos da cidade até o início da madrugada, proporcionando mais liberdade e tranquilidade para as pessoas aproveitarem o passeio.

    “O turista não vai ter preocupação em estacionar, se pode ou não beber, de se perder… Já o morador também poderá se beneficiar do passaporte”, disse. Além disso, um aplicativo de celular será criado para que as pessoas acompanhem em tempo real em quais locais os ônibus estão passando, e assim calcular o tempo de chegada no local em que estão, e também avisar ao motorista que deseja embarcar em determinado ponto, que esteja na rota pré determinada. Isso significa que a pessoa pode descer na Rua Teresa para fazer compras e só embarcar novamente no coletivo horas mais tarde em algum ponto turístico, caso ela deseje fazer parte do percurso a pé.

    “Queremos que o turista saiba exatamente quais são as atrações disponíveis em Petrópolis. As pessoas precisam saber o que a cidade tem a oferecer e no meu ponto de vista isso ainda é deficiente aqui. Noventa por cento das ligações que recebemos na Única são de turistas pedindo informações de como chegar na cervejaria Bohemia, Palácio de Cristal, restaurantes e hotéis específicos… Isso é complicado se analisarmos que 24% do PIB de Petrópolis atualmente provém do turismo”, ressaltou o gerente operacional da empresa Luiz Assumpção. 

    A rota por onde passarão os ônibus já foi definida, mas o projeto ainda será finalizado no início de maio, com a participação de representantes de cervejarias de Petrópolis, do Convention & Visitors Bureau, Sebrae e representantes do setor de turismo de Petrópolis. Após essa fase concluída o projeto será entregue ao prefeito Bernardo Rossi, para que sejam adotadas medidas que possibilitem a execução do Passaporte Turístico no município.

    Outro ponto ressaltado pela pesquisa da FGV é a criação de novas atrações, para que Petrópolis seja visitada o ano inteiro, e investimento/ fortalecimento dos eventos tradicionais da cidade, como Bauernfest, Deguste, Festival de Inverno… “Além disso, queremos aumentar a divulgação da cidade em outras regiões. Já contamos com uma revista da empresa que contém informações voltadas para o setor de turismo, com conteúdo praticamente todo de Petrópolis, que queremos passar a distribuir em município como Belo Horizonte, Cabo Frio e outros bairros do Rio de Janeiro, onde já distribuímos alguns exemplares. Pensamos ainda em montar um site que atenda as necessidades e principais dúvidas dos turistas”, explicou.

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