• Emoção marcou a despedida do Monsenhor Paulo Daher

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/04/2019 11:33

    Foi sepultado na tarde do último domingo (31) no Cemitério Municipal de Petrópolis, no túmulo dos padres da Diocese, o corpo do Monsenhor Paulo Elias Daher Chédier. Ele morreu no sábado (30), aos 87 anos, e a Prefeitura decretou luto por três dias, O sepultamos foi realizado após missa solene de corpo presente, presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, e concelebrada por mais de 60 padres da Diocese e de outras regiões do Estado. Mais de 1.500 pessoas acompanharam o velório do Monsenhor Daher, iniciado na noite de sábado, às 19h, na Capela do Colégio Vicentino Santa Isabel, onde trabalhou por mais de 20 anos.

    Um dos momentos mais emocionantes do cortejo fúnebre foi quando, em frente à Praça da Liberdade, pessoas que estavam assistindo jogo e ouvindo música no Rink Marowil renderam homenagens, com aplausos. Durante todo o cortejo, da Catedral até o Cemitério Municipal, foram diversas as manifestações de carinho ao Monsenhor, um sacerdote que desde 1955 dedicou seu ministério à Diocese, inicialmente no Seminário Diocesano, por 11 anos e depois como pároco da Paróquia Catedral São Pedro de Alcântara por 19 anos, e nos 64 anos de vida sacerdotal a Educação e as famílias, sempre com olhar para os mais carentes.

    Em sua homilia, na missa celebrada na Catedral, às 15h, Dom Gregório Paixão ressaltou o trabalho sacerdotal de Monsenhor Paulo Daher, sua dedicação as 29 escolas paroquial e preocupado com a formação musical das crianças, criou o Espaço Artístico “que será mantido”. O bispo ressaltou ainda a forma discreta como sempre atuou, procurando atender a todos, testemunhando com a vida a opção que fez que foi o amor de Cristo.


    Na missa celebrada na manhã de domingo, na Capela do Colégio Santa Isabel, o reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Luiz Henrique recordou o período em que Monsenhor Paulo Daher foi diretor espiritual e professor dos seminaristas. Destacando seu carinho para com a instituição e principalmente com os seminaristas que fazia questão de estar perto sempre que podia.

    Este testemunho foi manifestado na mensagem enviada a Diocese pelo bispo de Uberlândia, Dom Paulo Machado. “Daqui de Uberlândia apresento minhas condolências pelo falecimento do amigo Paulo Daher. A vitória é dos que estão unidos a Cristo e à sua Igreja. Rezo pelo meu primeiro diretor espiritual e pela Diocese”.

    Outras manifestações foram realizadas nas redes sociais com testemunhos de pessoas que retornaram a Igreja pelo testemunho e ensinamento do Monsenhor Paulo Daher. Dom Gregório Paixão contou que uma senhora lhe procurou para dizer que retornou a Igreja graças às palavras do Monsenhor Daher. 

    O pároco da Catedral, Padre Adenilson Ferreira, ao celebrar a missa de 11h30 de corpo presente, falou do trabalho que Monsenhor Paulo Daher realizou quando pároco da Catedral. Aproveitando o evangelho da liturgia do dia, frisou que Monsenhor fez sempre a escolha por testemunhar o amor de Deus entre os irmãos. Padre Adenilson, assim como diversas pessoas, destacou a importância dele na vida de muitos e que a melhor homenagem ao Monsenhor Daher é viver tudo que ele ensinou.

    Biografia – Monsenhor Paulo Elias Daher Chédier, era natural de Salvador, Bahia, onde nasceu no dia 25 de julho de 1931, adotou Petrópolis por sua terra, onde exerceu várias funções como padre e atualmente era Vigário Geral. Em 1970, recebeu do Papa Paulo VI o título de Cônego e em 1980, o título de monsenhor do Papa João Paulo II.

    Ordenado sacerdote em março de 1955, continuou em Roma até setembro do mesmo ano, quando retornou a Diocese. Ao chegar, iniciou seu ministério sacerdotal ajudando na Catedral. No ano seguinte, 1956, foi nomeado pelo Bispo, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra para trabalhar no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, onde ficou por 11 anos. No Seminário foi diretor espiritual e professor, contribuindo com a formação dos novos padres.

    Em 1967, também por nomeação de Dom Cintra, assumiu como Pároco da Catedral, onde ficou por 19 anos. Durante este período desenvolveu vários trabalhos pastorais nas comunidades da paróquia e também teve participação em outros movimentos e eventos na cidade, como no Grupo Ação, Justiça e Paz, onde foi eleito secretário no ano de 1979, deixando o cargo em março de 1980, quando foi eleita nova diretoria.

    Monsenhor Paulo Daher durante toda sua vida sacerdotal exerceu com zelo todos os serviços que lhe foram confiados, mas sempre dedicou seu tempo e entusiasmo ao anúncio do Evangelho, através da orientação espiritual de diversas pastorais e movimentos, entre eles a Catequese, Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora, Renovação Carismática Católica, Legião de Maria e os fiéis, através da orientação espiritual e confissão.

    Com total dedicação, monsenhor Paulo foi professor da Universidade Católica de Petrópolis durante mais de 30 anos e ainda nos últimos anos era orientador e capelão do Colégio Santa Isabel. Como Coordenador Diocesano das Pastorais, cargo que exerceu por muitos anos, monsenhor Paulo Daher teve um carinho especial na participação dos leigos, dando-lhes espaço e apoio para que possam exercer o serviço que lhes fora confiado.

    Uma das preocupações de Monsenhor Paulo Daher é com a formação dos leigos, seja através da catequese ou cursos e encontros e para ajudá-los, escreveu diversos livros de formação teológica e catequese, mas com uma linguagem acessível a qualquer pessoa. Estes livros, com edições alternativas e limitadas são utilizados ainda hoje, principalmente na formação das catequistas.

    Monsenhor Daher foi Administrador Diocesano, de janeiro a desembro de 2012 até a posse de Dom Gregório Paixão, OSB, no dia 16 de dezembro de 2012. Uma de suas paixões foi à educação e por isso exerceu com total zelo o cargo de assessor eclesiástico da Pastoral da Educação, dedicando-se, junto com a professora Maria Nilva das escolas paroquiais. Nos últimos anos, conseguiu realizar um de seus sonhos, criar uma escola de formação musical para as crianças e adolescentes das comunidades carentes de Petrópolis, alunos da rede publica de educação. A instituição ficou denominada Espaço Artístico Monsenhor Paulo Daher e está localizada no Retiro, ao lado da Escola Paroquia Carlos Demiá.

    Últimas