• Emater retoma parceria com a PMP para apoiar agricultores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/01/2019 09:45

    Após alguns anos sem convênios com a cidade, representantes da EMATER-RJ e governo municipal se reuniram essa semana para retomar a parceria a fim de implementar um projeto que cria um polo de pesquisa agropecuária para os produtores da região.

    De acordo com a prefeitura, a intenção é favorecer os agricultores com novas técnicas de plantio e novas pesquisas sobre mudas e sementes. A Emater trabalhará no projeto junto com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO).

    De acordo com dados da Emater de 2017, Petrópolis possui cerca de 1100 produtores rurais, responsáveis pela produção de 9.159,90 toneladas e faturamento de cerca de R$ 12,5 milhões. As principais culturas são tomate, salsa e vagem.

    Outra ação proposta foi o apoio para o desenvolvimento do turismo rural que, segundo eles, garante uma renda extra para os produtores.

    Para Sergio Lembarck, uma das metas da nova administração é incentivar convênios com as prefeituras, de forma a, cada vez mais, melhorar o atendimento aos produtores dos respectivos municípios. O diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Petrópolis exaltou o apoio e destacou benefícios provenientes da parceria.

    “Com este convênio, conseguimos dar assistência técnica qualificada para os agricultores locais, sem precisar licitar ou contratar. A Emater possui um corpo técnico de profissionais especializados que garantem a fiscalização, orientação e assistência ao produtor rural” destacou o diretor, Maurício Soares.

    Últimas