• Em meio à pandemia, agências de comunicação de Petrópolis se unem e criam campanha para ajudar famílias em vulnerabilidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/04/2020 11:13

    A crise provocada pelo novo coronavírus tem causado impactos significativos na vida das famílias petropolitanas. Se por um lado o isolamento social é importante para minimizar a propagação do vírus, por outro, ajudar famílias que têm dificuldades para se manter com a instabilidade da economia tornou-se uma necessidade. Foi pensando nisso que um grupo de comunicadores do município criou o Movimento Cidade Unida. A iniciativa busca arrecadar doações e manter a dignidade de pelo menos 300 famílias em vulnerabilidade social neste período.

    A primeira fase da campanha foi lançada nesta terça-feira (7) na internet. Por meio do site: www.movimentocidadeunida.com.br é possível fazer doações de R$ 10, R$ 30 e R$ 50. Os valores arrecadados serão encaminhados a seis instituições previamente cadastradas – Igreja Metodista, Escola Popular de Petrópolis, Pastoral da Criança, Pastoral de Rua Padre Quinha – Diocese de Petrópolis, Centro de Defesa e Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH) e Federação de Associação de Moradores de Petrópolis. Juntas, elas ajudam a mais de 1,5 mil pessoas que têm sofrido a crise provocada pela retração econômica de maneira ainda mais direta. 

    A ideia partiu do publicitário Rafael Eckhardt, da Agência Firma Criadores, que, em conjunto com os comunicadores da Liga Conteúdo, Do It Comunicação e Uaal! Agência Web, tornaram o projeto possível. “Nossa principal meta é que não falte comida nem produtos de higiene para essas famílias. Foi a forma que encontramos de ajudar quem mais precisa neste momento crítico da economia que afeta vários países do mundo e chegou até a nossa cidade”, explica Rafael. O grupo de empresários responsável pelo ‘Natal dos Amigos’ também apoia a causa. 

    Leia também: Máscaras de pano podem ajudar na prevenção contra o coronavírus

    Mas não são apenas comunicadores e empresários que estão envolvidos na ação, que é sem fins lucrativos. A campanha também conta com o apoio de, pelo menos, 15 embaixadores e embaixadoras considerados influenciadores digitais na cidade. Eles abraçaram o movimento e vão contribuir com postagens em suas redes sociais a fim de impactar o maior número de doadores neste período. O Instagram (@movimentocidadeunida) será a rede social usada para manter os doadores atualizados e buscar o engajamento do maior número de pessoas.

    Antes mesmo de lançar a plataforma de doações, o grupo conseguiu arrecadar, por meio de parceria com o projeto ‘Natal dos Amigos’, 300 cestas básicas. Todas já foram doadas para as instituições. Porém, Rafael reforça que, como ainda não há previsão para o fim dessa crise, o objetivo é garantir que essas famílias continuem sendo abastecidas pelos próximos meses.

    Como doar

    Ao acessar o site www.movimentocidadeunida.com.br, o doador poderá escolher a quantia: R$ 10, R$ 30 ou R$ 50. O pagamento pode ser feito pela conta do Mercado Pago, Cartão de Crédito, ou utilizando até dois cartões. Quem preferir também pode pagar por boleto, nas casas lotéricas. 

    Essas doações serão enviadas a uma conta virtual do Mercado Pago. A meta inicial é arrecadar R$ 18 mil para garantir o abastecimento das famílias por até três meses. A cada acúmulo de dinheiro arrecadado, os voluntários irão fazer o repasse diretamente para as contas dessas seis instituições previamente cadastradas. Serão elas as responsáveis por fazer as compras dos kits e entrega às famílias. 

    As instituições também irão fazer a prestação de contas ao Movimento Cidade Unida que, posteriormente, será encarregado em divulgar no site a destinação do dinheiro doado.

    Últimas