• Em busca de tranquilidade, cariocas sobem a serra no Carnaval

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/02/2016 18:30

    O setor hoteleiro de Petrópolis está comemorando o movimento durante o Carnaval. Dados atualizados da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP) mostram que a média de ocupação para os quatro dias de folia (6 a 10 de fevereiro) é de 80,11%. Sendo que, deste número, a maior parte dos visitantes estão hospedadas em hotéis dos distritos (Corrêas, Nogueira, Itaipava, Araras, Pedro do Rio e Posse) – 85,42%. No Centro Histórico a taxa de ocupação é de 80,11%. Hoje, o movimento em Itaipava, por exemplo foi intenso. Quem passou pelo distrito na hora do almoço, pegou trânsito tanto na Estrada União e Indústria, quanto na Rodovia BR-040. 

    Camila Thees, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB) destacou que o setor está animado com a vinda de turistas para a cidade, que movimentam a economia nesse período. Um levantamento feitou pela entidade mostra que a média de ocupação na cidade é um pouco maior do que mostrou a FCTP – 88%. Ela disse ainda que tem a expectativa desse número aumentar. “Muitas pessoas aproveitam a folga para sair de casa e quando chegam aqui acabam procurando um lugar para ficar. É o público que decide se hospedar em cima da hora”, disse. 

    Segundo Camila, muitos hotéis trabalharam com pacotes de, pelo menos, três dias. Mas no Centro Histórico, alguns estão oferecendo diárias avulsas. Sobre o perfil do visitante, ela disse que, em primeiro lugar, são os que procuram sossego. “Temos famílias, casais e até pessoas que estão viajando sozinhas. O que percebemos é que eles procuram um lugar tranquilo”, comentou, acrescentando que os hotéis explicam que a cidade não tem programação de carnaval da prefeitura, apenas algumas atividades independentes. Ela ressalta que o fato de os pontos turísticos estarem abertos, é um atrativo para os visitantes. 

    O casal carioca Rafael da Silva Anjo, de 36 anos e Daniela Carvalho, de 35 anos, ambos professores da língua portuguesa procura sempre fugir do agito do Rio de Janeiro. Os dois estão hospedados em um hotel em Petrópolis e ficam até a quarta-feira de cinzas. “No ano passado fomos para Lumiar, em Nova Friburgo e, desta vez, escolhemos Petrópolis”, disse Daniela, acrescentando que chegou ontem e aproveitou o clima bom para passear pelo Centro Histórico, sem destino. “Passamos por algumas lojas e quando vi o Museu quis entrar para já ver como é”, contou, dizendo que queria conhecer a Praça da Liberdade e a 14 Bis. 

    A presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Drica Madeira, destaca a importância desses números. "Tradicionalmente registramos uma grande demanda durante o Carnaval. Muita gente procura a serra para descansar, curtir esse período com mais tranquilidade, tendo a opção de participar de blocos e atividades nos bairros. Petrópolis ainda tem a vantagem de estar muito perto do Rio, onde acontece a maior festa de Carnaval do país”, disse.


    Pontos turísticos abertos

    Os turistas que visitarem Petrópolis neste feriado do Carnaval serão muito bem recompensados. Os principais pontos turísticos da cidade estarão abertos para visitação de sábado a terça-feira, com a maioria fechada apenas na quarta-feira de Cinzas. A Casa Cláudio de Souza, o Centro de Cultura Raul de Leoni, o Museu da FEB e o Palácio Rio Negro estarão fechados no período.

    As lojas da Rua Teresa funcionarão na sexta e no sábado, com funcionamento facultativo no domingo e na segunda. As lojas ficarão fechadas na terça e na quarta. O polo de modas do Bingen abrirá apenas na sexta e no sábado, fechando de domingo a quarta. A Feirinha de Itaipava vai abrir todos os dias. Os shoppings de Itaipava os mercados funcionarão normalmente durante o feriado.


    Últimas