Eleições 2020: Tribuna entrevista o pré-candidato a prefeito Ramon Mello sobre desemprego
O petropolitano Ramon Mello é pré-candidato pelo Avante. É advogado, casado com Teresinha e pai do Pedro. Além do Direito, Ramon é professor formado pelo Colégio Estadual Rui Barbosa. Trabalhou no comércio e na indústria de Petrópolis, além de ter sido servidor público municipal. Hoje advoga e é assessor jurídico do deputado Luiz Paulo. Ramon elaborou o pedido de impeachment do governador Witzel, apresentado pelo deputado Luiz Paulo na Alerj. Ramon que propôs o projeto que virou lei acabando com a indústria da multa, depósitos e reboques no Estado.
1 – Quais os acertos e erros do governo municipal nos últimos anos na geração de emprego e renda em nossa cidade?
Não serei um prefeito que ficará olhando no retrovisor e culpando gestões passadas por conta dos desafios que iremos enfrentar. Vamos olhar pra frente! No entanto, o que percebemos é a total falta de autoridade politica e moral da atual gestão. Esse ambiente causa insegurança aqueles que querem investir na cidade. Infelizmente, não consigo observar acertos do governo municipal. Perderam muito tempo culpando gestões passadas e esqueceram de governar.
2 – Ainda dentro do tema desemprego, sendo eleito, quais serão as suas primeiras ações ao assumir a administração pública com o objetivo de gerar emprego e renda em Petrópolis?
Não dormi e acordei querendo ser candidato. Estou pronto para ser prefeito de Petrópolis. Essa é a demonstração que vamos liderar a retomada do desenvolvimento econômico. Imediatamente iremos desburocratizar a máquina da prefeitura. Buscaremos linhas de crédito para ajudar o autônomo e o micro-empreendedor. Retornaremos com o programa crédito cidadão e viabilizaremos o distrito industrial da Posse. Além de integrarmos o turismo histórico, ecológico, rural e gastronômico.
3 – No âmbito municipal (sem contar os esforços do estado e união) quais deveriam ser as ações para acolher e proteger as empresas durante a pandemia?
Diálogo e transparência são requisitos fundamentais. Nossa secretaria de desenvolvimento econômico estará mais próxima do empresariado. É necessário esclarecer a legislação pertinente, seja municipal, estadual ou federal que foram produzidas em virtude da pandemia. Muitos ficaram perdidos, demitindo funcionários, pois não tiveram esclarecimentos.
4 – A pandemia do coronavírus coloca em evidência o problema do desemprego em Petrópolis com mais de 5 mil demissões em apenas dois meses. Por quanto tempo você acredita que haverá consequências na economia da cidade? E como retomar o crescimento?
Enquanto não houver uma vacina, o mundo inteiro sofrerá consequências. Inovaremos criando um ambiente favorável as empresas que existem e as novas. Na Alerj, o deputado Luiz Paulo nos atendeu e agora Petrópolis esta na Região Metropolitana. A RM é o corredor de desenvolvimento do Estado. Aproveitaremos essa oportunidade atraindo investimentos para Petrópolis. O dinheiro na ponta, ou seja, com o cidadão que quer investir ou iniciar o seu negócio também ajudará a incrementar a economia.
Ouça aqui a entrevista em podcast: