• Eleições 2020: Tribuna entrevista o pré-candidato a prefeito Paulo Mustrangi sobre planejamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/08/2020 10:00

    Paulo Roberto Mustrangi de Oliveira é pré-candidato pelo Solidariedade. É brasileiro, casado, aposentado, nascido e residente no Bairro Itamarati. É bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Foi vereador, presidente da Câmara, deputado estadual e prefeito da cidade entre 2009 e 2012. Desde 2015 Trabalha com a família na empresa de massas artesanais que criou, no Itamarati.   

    Para governar uma cidade que vem acumulando problemas, boa parte deles por falta de planejamento urbano, como sua gestão pretende atuar em relação ao Plano Diretor? E qual será a prioridade na formação de equipe técnica para o planejamento da cidade?

    O planejamento urbano é fundamental para alavancar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Através do planejamento técnico e com a participação dos setores organizados, vamos fazer as adequações necessárias para  transformar a cidade e prover as condições legais  para novos investimentos . O governo promoverá uma gestão técnica compromissada com o interesse público, utilizando os mecanismos legais de parceria com a iniciativa privada para melhorar os serviços urbanos.

    Petrópolis é uma cidade que precisa ser preservada, sobretudo, por sua importância histórica para o país.  Como o planejamento, na sua gestão, vai atuar aliando o desenvolvimento econômico à preservação?

    Nossos ativos culturais,ambientais e históricos são tesouros que têm o reconhecimento nacional e internacional. É fundamental valorizar esses potenciais e incorporar essas vocações à estrutura turística em harmonia com o  desenvolvimento da nossa cidade, respeitando esses valores como base para projetos de potencial turístico, acadêmico e econômico.

    Não basta atrair empresas e construções para fazer a economia girar em uma cidade. Petrópolis tem topografia e adensamento urbano que são um desafio. E prefeitura deve atuar dando a infraestrutura necessária para novos empreendimentos. Como a sua gestão vai agir neste sentido?

    Precisamos organizar a cidade, conquistar a credibilidade de investidores, incentivar e promover o ordenamento urbano sem o prejuízo do investimento privado. Ao atualizar nossa legislação para promover o desenvolvimento, estaremos dotando a nossa Prefeitura de instrumentos legais, novos e já existentes, que alavancarão oportunidades de investimento, abertura de novos postos de trabalho e o fortalecimento do comércio de bens e serviços locais com a valorização dos subcentros de nossa cidade. 

    O planejamento é apenas o pontapé inicial. E ele dá as diretrizes não apenas para a iniciativa privada, mas também para o poder público. Além de implementar o que foi planejado é preciso fiscalizar.  Petrópolis tem uma deficiência história em fiscalização por falta de recursos humanos e instrumentos. Como sua gestão vai mudar isso?

    Quando Prefeito em 2011,  realizei o último grande concurso para fiscais no município, priorizamos dotar o quadro técnico com profissionais gabaritados para qualificar a ação da prefeitura. Fiz uma gestão correta e fiel às boas práticas para proporcionar a evolução da qualidade administrativa.  Vamos corrigir e melhorar a gestão municipal com aplicação técnica e eficiência para gerar os investimentos e garantir as parcerias necessárias para alavancar o desenvolvimento.

    Ouça a entrevista completa em podcast:

    Últimas