• Eleições 2020: Tribuna entrevista o pré-candidato a prefeito Marcus Curvelo sobre planejamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/08/2020 10:00

    Marcus Curvelo é pré-candidato pelo PSB.

    Para governar uma cidade que vem acumulando problemas, boa parte deles por falta de planejamento urbano, como sua gestão pretende atuar em relação ao Plano Diretor? E qual será a prioridade na formação de equipe técnica para o planejamento da cidade?

    Hoje, o gestor assume a Prefeitura sem o mínimo de informação sobre o município. Petrópolis precisa de uma instituição que faça o planejamento da cidade. Por isso, pretendo criar o Instituto Koeler (INK), que vai sistematizar, através do planejamento, dados, pesquisas e estudos, formando inteligência e informação. Para isso, vamos precisar de técnicos como urbanistas, engenheiros, economistas e analistas de dados.

    Petrópolis é uma cidade que precisa ser preservada, sobretudo, por sua importância histórica para o país. Como o planejamento, na sua gestão, vai atuar aliando o desenvolvimento econômico à preservação?

    Criando uma cidade verdadeiramente sustentável. Temos um rico patrimônio histórico material e imaterial. Petrópolis está dentro de uma grande reserva de mata atlântica e precisa conciliar o desenvolvimento com a sustentabilidade. O patrimônio histórico projetou Petrópolis para o mundo e a sustentabilidade é uma agenda do século XXI que a gente não pode abrir mão. Ao mesmo tempo, vamos fazer com que a cidade se torne mais atrativa para conquistar investimentos.

    Não basta atrair empresas e construções para fazer a economia girar em uma cidade. E Petrópolis tem topografia e adensamento urbano que são um desafio. E prefeitura deve atuar dando a infraestrutura necessária para novos empreendimentos. Como a sua gestão vai agir neste sentido?

    A atração de empresas é fundamental para desenvolver a economia da cidade, assim como a construção civil. Mas é preciso fazer opção clara pelo tipo de empresa e o tipo de construção que desejamos. As empresas 4.0 são empresas de matrizes limpas, voltadas para a tecnologia da informação. A expansão precisa ser feita para os distritos, uma vez que as regiões centrais já estão saturadas. Com relação à construção civil, é preciso ter liberdade para se desenvolver, respeitando o meio ambiente. A Prefeitura vai apoiar investidores dando infraestrutura.

    O planejamento é apenas o pontapé inicial. E ele dá as diretrizes não apenas para a iniciativa privada, mas também para o poder público. Além de implementar o que foi planejado é preciso fiscalizar. Petrópolis tem uma deficiência história em fiscalização por falta de recursos humanos e instrumentos. Como sua gestão vai mudar isso?

    Não tem jeito: é preciso fazer concurso público. Há muito tempo não há concurso para a área de fiscalização e infelizmente o governo federal cassou o direito dos municípios de realizarem concurso público em 2021. Vamos esperar o próximo ano e fazer um grande concurso, recompondo os quadros de fiscalização.

    Ouça a entrevista completa em podcast:

    Últimas