• Eleições 2020: Tribuna entrevista o pré-candidato a prefeito Eduardo Silvério sobre planejamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/08/2020 10:00

    Eduardo Silvério é pré-candidato a prefeito pelo Partido Podemos. É natural de Petrópolis, filho da Sra. Marlene Silvério e do Sr. Nelson Silvério. Casado com Elaine Agassis, pai de 3 filhos e 4 netos. Empresário no ramo imobiliário há 33 anos. Em sua experiência pública, ele foi gestor do núcleo administrativo da Secretaria de Administração e RH da prefeitura de Petrópolis, gestor do núcleo da procuradoria geral do município de Petrópolis e trabalhou na organização da primeira eleição do conselho tutelar. Atualmente é conselheiro efetivo e segundo secretário do CRECI-RJ.

    Para governar uma cidade que vem acumulando problemas, boa parte deles por falta de planejamento urbano, como sua gestão pretende atuar em relação ao Plano Diretor? E Qual será a prioridade na formação de equipe técnica para o planejamento da cidade? 

    Temos a convicção que todos os estudos de planejamento já foram feitos durante muitos anos pelos diversos governos passados, porém há que se tomar providências quanto a execução do mesmo, sempre respeitando o Plano Diretor do Município. Quanto nossa equipe de Planejamento, daremos inteira prioridade ao técnicos do setor, procuraremos ter o que de melhor existe em nossos quadros, buscando pessoas de ação e técnica para uma área tão vital ao município. Estamos convictos que nós e o funcionalismo, juntos podemos!

    Petrópolis é uma cidade que precisa ser preservada, sobretudo, por sua importância histórica para o país. Como o planejamento, na sua gestão, vai atuar aliando o desenvolvimento econômico à preservação? 

    Não se realiza qualquer tipo de projeto, sem um bom planejamento, portanto, creio na capacidade de nossa equipe, em conseguir desenvolver economicamente nosso município, sem afetar a preservação de nossos bens naturais, patrimoniais e culturais de nossa cidade. Temos que para isso, saber ouvir todos os seguimentos de nossa sociedade com o respeito e atenção que todos merecem, seja técnico do governo ou representante de associação de moradores, todos terão voz ativa em nosso planejamento.

    Não basta atrair empresas e construções para fazer a economia girar em uma cidade. E Petrópolis tem topografia e adensamento urbano que são um desafio. E prefeitura deve atuar dando a infraestrutura necessária para novos empreendimentos. Como a sua gestão vai agir neste sentido? 

    Não podemos desenvolver nossa cidade sem passarmos por uma grande transformação, pois nosso Centro Histórico foi criado para transito de carroças e não veículos como hoje temos. Então devemos desenvolver em harmonia com visão num futuro mínimo para trinta anos. Mexer na mobilidade urbana será indispensável para o bom andamento do planejamento e do desenvolvimento. Temos áreas para o crescimento de nossa cidade em nossos distritos e teremos que ter habilidade o suficiente para mostrar isso aos nossos empresários. 

    O planejamento é apenas o pontapé inicial. E ele dá as diretrizes não apenas para a iniciativa privada, mas também para o poder público. Além de implementar o que foi planejado é preciso fiscalizar. Petrópolis tem uma deficiência história em fiscalização por falta de recursos humanos e instrumentos. Como sua gestão vai mudar isso? 

    Precisamos contar com ações permanentes de manutenção e fiscalização da coisa pública, para que não venhamos a perder tempo com aquilo que foi conquistado e sim buscar novas conquistas, mas para isso precisamos de uma fiscalização eficaz e permanente de nossas ações de governo no campo do desenvolvimento, e se preciso for, abrindo novas contratações e diminuindo verdadeiramente os postos de cargos comissionados. Pretendemos investir em contratações e aparelhar melhor todo serviço público de nossa cidade.

    Ouça a entrevista completa em podcast:

    Últimas