Eleições 2020: Tribuna entrevista o pré-candidato a prefeito Cel. Vieira Neto sobre planejamento
Cel. Arnaldo Vieira Neto é pré-candidato pelo PRTB. É Coronel do Quadro de Oficiais Combatentes da PMDF. Foi Chefe da Assessoria de Informática da PMDF (1994/95); sub-comandante da Companhia de Polícia Florestal (1998/99); chefe do Centro de Informação e Administração de Dados (2001); sub-diretor de Ensino (2008); comandante do 6º BPM, Batalhão Esplanada (2010); comandante do 13º BPM – Sobradinho (2011) e comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (2015). Participou de missões de paz em Angola (1997/98) e no Sudão (2005/07).
Para governar uma cidade que vem acumulando problemas, boa parte deles por falta de planejamento urbano, como sua gestão pretende atuar em relação ao Plano Diretor? E Qual será a prioridade na formação de equipe técnica para o planejamento da cidade?
O Plano Diretor será reavaliado e adequado à realidade atual. Planejamento só é possível caso se adeque às verdadeiras necessidades do município. A equipe técnica será formada por pessoas qualificadas, competentes e ficha limpa, comprometidas com o bom funcionamento da máquina pública
Petrópolis é uma cidade que precisa ser preservada, sobretudo, por sua importância histórica para o país. Como o planejamento, na sua gestão, vai atuar aliando o desenvolvimento econômico à preservação?
A preservação do patrimônio histórico da nossa cidade é imprescindível para que nossa história seja preservada, estimulando assim o setor turístico. Adequações necessárias serão avaliadas pontualmente para que a preservação incondicional não seja um entrave ao desenvolvimento geral da nossa cidade. Aliar preservação e desenvolvimento é um desafio para que Petrópolis continue sendo um destino turístico no Brasil e no mundo.
Não basta atrair empresas e construções para fazer a economia girar em uma cidade. E Petrópolis tem topografia e adensamento urbano que são um desafio. E prefeitura deve atuar dando a infraestrutura necessária para novos empreendimentos. Como a sua gestão vai agir neste sentido?
Para que nossa cidade seja novamente atrativa aos novos empreendimentos e retenha os negócios instalados deve-se focar na melhoria da infraestrutura adequada, onde a malha viária, redes de água, luz e esgoto sejam eficientes, bem como a rede de tecnologia da informação atenda minimamente aos projetos negociais. Ninguém investe em uma cidade onde o custo de operação é prejudicado pela infraestrutura.
O planejamento é apenas o pontapé inicial. E ele dá as diretrizes não apenas para a iniciativa privada, mas também para o poder público. Além de implementar o que foi planejado é preciso fiscalizar. Petrópolis tem uma deficiência história em fiscalização por falta de recursos humanos e instrumentos. Como sua gestão vai mudar isso?
A ação fiscalizadora do poder público é uma ação extremamente importante para o fiel cumprimento dos contratos firmados. Somente com um corpo de funcionários qualificados, as atividades privadas e em especial as comerciais podem ser avaliadas. Por exemplo, vivemos hoje uma situação crítica no tocante a obras, onde o gabarito das construções não respeitam o código de postura, o que causa diversos problemas ao cotidiano de nossa cidade.
Ouça a entrevista completa em podcast: