• Eleições 2020: Tribuna entrevista o candidato a prefeito Eduardo Silvério sobre mercado de trabalho e apoio a empresas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/09/2020 07:00

    Eduardo Silvério é candidato a prefeito pelo Partido Podemos, na chapa Petrópolis volta a sorrir! É natural de Petrópolis, filho da Sra. Marlene Silvério e do Sr. Nelson Silvério. Casado com Elaine Agassis, pai de 3 filhos e 4 netos. Empresário no ramo imobiliário há 33 anos. Em sua experiência pública, ele foi gestor do núcleo administrativo da Secretaria de Administração e RH da prefeitura de Petrópolis, gestor do núcleo da procuradoria geral do município de Petrópolis e trabalhou na organização da primeira eleição do conselho tutelar. Atualmente é conselheiro efetivo e segundo secretário do CRECI-RJ.

    Petrópolis perdeu mais de 6 mil postos de trabalho em três anos, principalmente no período de pandemia.  Como a prefeitura vai ajudar as empresas a voltar a empregar? Qual será o papel do poder público em acolher o empresário e ajudá-lo a retomar seu negócio ou investir em uma nova empresa?

    Nada será como antes! Teremos que ajudar os que sobreviveram a crise implacável que estamos ainda passando, porém teremos que tomar algumas medidas de incremento ao crescimento econômico em nossa cidade. Temos que buscar com os Governos Federal/Estadual parcerias de sucesso para desenvolvermos as empresas por aqui afetadas e também incentivar a entrada de outras que queiram se instalar numa cidade promissora como a nossa. 

    O distrito industrial da Posse existe desde 2010 e a cada eleição ele é citado como uma possibilidade real de atrair empresas. Porém, ele nunca deslanchou.  Empresas apontam mão de obra precária na Posse, falta de transporte urbano de qualidade,  falta de capacidade de energia elétrica e falta de conectividade. Como a sua gestão vai garantir infraestrutura para atrair empresas para o distrito industrial da Posse?

    Aliás esse é um problema deixado para trás desde de seu nascedouro, pois não poderiam ter inaugurado o espaço sem as devidas condições para a entrada de novas empresas voltadas a investirem em nosso município. Por isso temos um plano de criarmos na Posse e outro no primeiro Distrito dois Centros Profissionalizantes de diversos cursos, dentre eles o tecnológico; sem contar com toda infraestrutura que teremos que dar antes de receber!

    Mão de obra qualificada é o que requer o polo tecnológico de Petrópolis. Com  potencial para se expandir o polo necessita de apoio público.   No outro lado da moeda das vocações da cidade vem o turismo, que cobra investimentos como um centro de convenções.  O que a sua gestão vai fazer pelos dois setores?

    Este apoio público terão de nossa parte, pois entendemos os anseios e as necessidades de nossa gente… Por isso faremos investimentos urgentes na área de formação tecnológica em parceria com nossas universidades e também com nosso parque tecnológico, para atendermos esta demanda. E com relação ao Turismo teremos que investir e muito nas alternativas que nossa cidade oferece, inclusive de pontos favoráveis ao passeio aéreo, não esquecendo o Centro de Convenções…

    Como a prefeitura pode se aproximar do empresário atuando de forma prática, participando do dia a dia das empresas locais?  Haveria alguma instituição que reunisse iniciativa privada e poder público? Como ajudar empresas e empreendedores a financiarem seus negócios no âmbito municipal?

    Existem várias vertentes a serem seguidas nesta área. Já tivemos o “Banco do Povo” que socorreu diversos pequenos e micros empresários. Assim podemos afirmar que nossa proximidade aos empresários de todos os níveis, serão de obrigação de nossa gestão. Aproximando cada vez mais a prefeitura do CDL e outros mais… Precisamos suprir rapidamente todas as necessidades financeiras e fazer a nossa economia girar.

    Ouça a entrevista completa em podcast: 

    Últimas