• Eleição tem maioria de Marias e Josés, mas tem também Hulk, Homem-Aranha, Cinderela e Saci Pererê

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/11/2020 02:00

    Eleição tem maioria de Marias e Josés, mas tem também Hulk, Homem-Aranha, Cinderela e Saci Pererê

    José e Maria são os dois nomes mais comuns entre os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano. Ao todo, são 27.449 Josés e 20.942 Marias. São quase 50 mil nomes diferentes. Além dos comuns, que se repetem aos milhares, têm aqueles que são únicos e ainda os muito diferentes como Ardalidanio, Brizaluara, Tetsutaro, Zoltan e Última.

    Diferencial

    Não são apenas os nomes de batismo de vários candidatos que chamam a atenção. Na busca pelos eleitores vale o diferencial.  Cinco candidatos se registram com o nome de Pinóquio e tem ainda uma Cinderela. Foram registrados também o Saci Pererê e a Cuca Vem Aí. Outros candidatos resolveram apostar no sucesso de heróis: Hulk e Homem Aranha concorrem no pleito deste ano. Tem também a clássica rivalidade dos quadrinhos: Batman x Coringa. Na corrida eleitoral da criatividade, tem espaço para todos: Ayrton Senna e Schumacher estão no páreo. 

    Finados

    A prefeitura decidiu que não vai mais retomar com a licitação que transferiria para a iniciativa privada a gestão dos cemitérios municipais e a criação de um crematório. Foram dois anos, sem sucesso, tentando a aprovação da concorrência no Tribunal de Contas do Estado.

    Saia justa

    Por outro lado, a Covid-19 livra Bernardo Rossi de uma saia justíssima que ele estava tendo dificuldades de vestir: ter de ir para as ruas acompanhado de alguns candidatos a vereador. Tava fugindo igual diabo foge da cruz.

    Nem mesmo a chuva no feriadão desanimou os turistas que fizeram o circuito  “Caminhada pelo Centro Histórico – Ver e viver Petrópolis”, uma iniciativa dos guias de turismo da cidade e que tem sido sucesso!

     

    A briga tá boa

    Falando nisso, candidatos a vereadores de oposição, estão fazendo uma caçada pelas ruas das comunidades e postando nas redes sociais. Os alvos da caçada são candidatos de partidos da situação fazendo suas propagandas em cima de asfalto sendo colocado nas ruas.  Engraçado os caras correndo do “flagrante”.

    Faltosos

    Se antes da campanha já era notória a falta dos vereadores, agora então… é grande a falta de parlamentares em algumas votações.  Registram presença, mas entram e saem tanto do plenário que deixam de votar projetos e indicações.

    Já era

    Lembra que os vereadores iniciaram uma comissão para fiscalização das compras feitas pela prefeitura, sem licitação, para o enfrentamento à Covid? Depois que começou a campanha eleitoral nunca mais deram um pio a respeito.

    Críticos

    A gente fica observando – quando eles estão nas sessões porque não é sempre – os vereadores afastados na operação Sala Vip e que retornaram ao legislativo. Críticos e desafiadores muitas das vezes. Tão podendo mesmo!

    Apoio que atrapalha

    Tem candidato a vereador que quis postar vídeo de apoio pelo restabelecimento do prefeito Bernardo Rossi, que está com Covid, mas foi convencido que é melhor ficar discreto.

    Tímidos

    Um assunto que os vereadores, candidatos à reeleição, pouco exploram em suas campanhas é o fato de a Câmara ter devolvido, este ano, de seu orçamento, à Prefeitura, mais de R$ 2,8 milhões para serem usados no combate à Covid-19.

     

    A Orquestra de Câmara do Palácio conquistou o Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, na categoria “música erudita”. Formada por 26 jovens músicos de Petrópolis, estudantes da rede pública de ensino, a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí é um projeto sociocultural criado em 2013 pelo Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, unidade da Fiocruz em Petrópolis, cujo propósito é desenvolver o aprendizado com perspectiva profissionalizante e humanista. 

     

     

    Últimas