• Eleição pode repetir anos anteriores e somar mais de 94 mil abstenções

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/11/2020 02:00

    Eleição pode repetir anos anteriores e somar mais de 94 mil abstenções

    Os 240 mil eleitores aptos a votar em Petrópolis são esperados hoje nas urnas. O desafio das 13 chapas à majoritária e os 416 candidatos a vereador é fazer com que o morador da cidade se anime a votar. Na eleição passada foram 94 mil pessoas que votaram em branco, nulo ou que deixaram de comparecer, um dos maiores números do país em abstenção.

    Mais mulheres

    Petrópolis tem 128.793 eleitoras e um número menor de eleitores: 111.108. A totalidade é esperada em 126 locais de votação onde foram distribuídas 771 urnas.  E com as mudanças como o fim das coligações para vereadores cresceu o número de candidatos. Em 2016 tivemos cinco candidatos a prefeito e 238 a vereador. Este ano, a fartura é de 13 candidatos a prefeito e 416 a vereador (dos nomes que foram inseminados nas urnas).

    Idosos podem fazer diferença      

    A pandemia que colocou os idosos, grupo de risco ao coronavírus, longe das ruas pode deixá-los também longe das urnas considerando, principalmente, que os maiores de 70 anos, não têm obrigatoriedade do voto. Petrópolis tem 16.354 eleitores entre 70 e 90 anos que podem deixar de comparecer às urnas.

    Dia de pensar bem para escolher os ocupantes destes nossos palácios, o Sérgio Fadel e o Amarelo, a “casa do povo”.

    Carreatas

    Ontem foi também insuportável de barulho em todos os cantos da cidade com os candidatos fazendo as carreatas da vitória. A vaga pra prefeito é uma só, mas segundo as carreatas todos os 13 vão vencer hoje.  

    De volta à realidade

    Amanhã é o dia das fichas caírem. Somente 15 acordarão com vaga garantida na Câmara de Vereadores e vai ter muita gente que vai cair na real de que foi cooptada para ser candidato apenas para formar legenda.

    Bolão

    E vocês? Fizeram bolão pra saber quantos serão presos até o final do dia na cidade por boca de urna? Porque vai ter…

    Chuva

    A previsão de chuva à tarde pode parecer irrelevante, mas é um fator que influencia no pleito. Em dias ensolarados, eleitores se animam mais em comparecer às urnas, principalmente aqueles em que moram longe do local de votação.

    Previsão

    E lá penas 18h30 já saberemos – com sistemas oficiais estando no ar – quais os 15 vereadores que vão nos representar na Câmara e também se teremos segundo turno ou se já saberemos qual a chapa majoritária vai governar a cidade.

    Desperdício

    Todos os anos o Brasil desperdiça cerca de R$ 1,5 trilhão com o Custo Brasil, valor equivalente a aproximadamente 22% do PIB do país. É o que aponta um levantamento feito pelo Ministério da Economia, em parceria com o setor privado. Esse valor é referente à despesa adicional com itens como burocracia, infraestrutura precária e insegurança jurídica ou regulatória.

    Deu uma animada

    Noves fora, até que chegamos ao final desta eleição – se não tiver segundo turno – com alguma movimentação. Não teve sequestro, mas rolou pedido de impugnação, comitê eleitoral fiscalizado, pedido de prisão de candidato.

    Mais inovação

    As cidades de Curitiba (PR), Valparaíso de Goiás (GO) e São Paulo (SP) serão palco de demonstrações de propostas de inovações para o sistema eletrônico de votação adotado no Brasil desde 1996. O Tribunal Superior Eleitoral fez o um chamamento público e selecionou 26 empresas. As demonstrações contarão com a participação de eleitores, que votarão em candidatos fictícios. As propostas deverão preencher três requisitos: segurança da votação, proteção ao sigilo do voto e eficiência.

     

    BR-040 pelas lentes de José Renato Lisboa Cordeiro. 

    Últimas