• Duas escolas de Petrópolis se destacam no Ideb

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  • 10/09/2018 20:00

    Há 10 dias, o Ministério da Educação (MEC) divulgou uma dado preocupante sobre o ensino no país: apenas 1,6% dos alunos do Ensino Médio tem aprendizagem adequada em português. Para os especialistas do MEC, este seguimento “está no fundo do poço”. Apesar do cenário desastroso do ensino no país, algumas boas práticas desenvolvidas em escolas públicas tem como objetivo mudar este cenário. Em Petrópolis, dois colégios da rede municipal – Augusto Pugnaloni (Itaipava) e Santa Luiza de Marilac (Centro) – se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 e ficaram acima da média estabelecida pelo ministério. 

    As duas escolas são unidades da Educação Básica e Fundamental, com alunos entre quatro e 15 anos. “Os nossos alunos saem daqui com uma boa base para completarem o Ensino Médio. Muitos conseguem bolsas de estudo em escolas particulares. Além disso, tivemos estudantes que se destacaram em olimpíadas de matemática, por exemplo”, comemorou a professora de português da Augusto Pugnaloni, Andréa Alvez.

    O incentivo à leitura e a dedicação da equipe são as chaves para o sucesso segundo a diretora da Escola Municipal Augusto Pugnaloni, Maria Regina Pereira de Araújo. “É um esforço conjunto dos alunos e toda a equipe para que os resultados sejam positivos. Todos trabalham em prol da escola, tendo o aluno em primeiro lugar”, destacou Maria Regina, que é diretora da unidade há quase duas décadas.

    Os primeiros livros que chegaram à escola vieram na mala do carro da professora de português. “Depois consegui um armário que ficava em um canto do pátio. Com muito esforço conseguimos o nosso espaço de leitura”, contou a Andréa Alvez. A escola existe há 49 anos na Estrada do Catobira e atende 300 estudantes da Educação Básica ao novo ano do Fundamental. O ensino não é de tempo integral, mas o corpo docente se empenha diariamente para que os estudantes recebam uma educação de qualidade. “Temos a nossa sala de leitura, que conta agora com 500 livros, fruto de uma parceria com a iniciativa privada. Este cantinho foi pensado nos alunos. Temos também salas de informática, de jogos e de recursos (para alunos com deficiência)”, explicou a diretora.

    A unidade funciona em dois turnos – manhã e tarde – e oferece café da manhã, colação, almoço e lanche da tarde. O prédio foi reformado em 2006 e conta com sete salas de aula, além de refeitório, pátio, quadra, banheiros, cozinha, o espaço dos professores e direção e uma horta. A escola fica em um terreno doado por Augusto Pugnaloni (marinheiro italiano que era dono do Sítio do Catobira), em 1969. O corpo docente é formado por 25 professores.

    “Há de se ter um compromisso real com a educação. Muitos dos nossos alunos só tem aqui, só tem a escola, e se ela não der conta de formar esse estudante quem vai cuidar? O nosso compromisso é com o aluno, investimos nele e a nossa equipe faz toda a diferença”, pontuou a orientadora pedagógica da Augusto Pugnaloni, Maria José da Costa Azevedo.

    A Augusto Pugnaloni ficou em primeiro lugar no município com o Ideb de 6.0, nas turmas de 8º a 9º ano do Ensino Fundamental. O índice é bem superior a meta que era 4.3 pontos. “Ultrapassamos as metas de 2017 e 2019. Foi um excelente resultado, fruto de todo um trabalho que vem ao longo dos anos. Há algum tempo a gente vem conseguindo superar as metas e obter esses resultados positivos”, comemorou a diretora. “A escola era desacreditada, com todas as regras feitas em conjunto com a comunidade, com os alunos e com a dedicação da equipe, estamos colhendo os frutos”, frisou Maria Regina.



    Estrutura e metodologias que fazem a diferença 

    O resultado positivo também foi comemorado pelos alunos, que provaram a metodologia da escola e aproveitam todos os espaços dedicados a eles. “Aqui é muito bom. Sempre acordo com vontade de estudar e vir para a escola”, disse Eduardo, de 12 anos, do quinto ano do Ensino Fundamental. A estudante Rafany, de 11 anos, também é só elogios para a escola. “Aqui eu me sinto melhor”, disse.

    A outra escola que se destaca pelas boas prática e o ótimo desempenho no Ideb foi a Escola Santa Luiza de Marillac. Localizada na Rua Marechal Deodoro, a unidade é fruto de um convênio entre a Pre- feitura e a Congregação da Filhas da Caridade de São Vicente de Paula responsável pelo Colégio Santa Isabel. A escola funciona há 51 anos e atende 225 alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.

    A escola ficou em primeiro lugar no Ideb, com 7.2 nas turmas de 1º ao 5º ano, superando a meta para 2017, que era 7. O colégio também superou a meta estabelecida para 2019. “Temos as nossas salas de leitura e informática e fazemos parte do Proerd. Nossas boas práticas já nos fez ganhar dois prêmios do Sesi pela qualidade na educação. Tudo isso é resultado de uma equipe totalmente comprometida com o trabalho”, ressaltou a diretora Sandra do Carmo Machado Simplício, que dirige a escola há 28 anos.

    Para a orientadora pedagógica Sônia Regina Proprobst, o envolvimento de toda a equipe – o colégio conta com 11 professores – é um dos pontos principais para o bom desempenho no Ideb. “Nossa evasão é zero e o índices de repetência ficam entre 1% e 2%. Temos um compromisso com os alunos e a escola. Aqui quietinhos no nosso cantinho nós conseguimos fazer a diferença”, disse Sônia. O compro- metimento dos pais também é destaque na escola. Segundo ela, 90% deles participaram das reuniões.





    Ideb: 29 escolas da rede ultrapassaram a meta 

    O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e hoje é o principal indicador de qualidade da educação do Brasil. O índice é divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é usado para medir os avanços da educação em todo o país com metas sendo definidas pelo Ministério da Educação até o ano de 2021.

    Em Petrópolis, o resultado do Ideb 2017 mostra que 23 escolas de Petrópolis ultrapassaram inclusive as metas projetadas para o ano de 2019, com relação aos resultados do 5º ano. Já com relação aos resultados do 9º ano, seis escolas também superaram a meta estabelecida para o próximo ano. São 29 escolas, no total, que estão dois anos à frente.

    No geral, com índices de 5.6 nas turmas de 5º ano e de 4.3 nas turmas de 9º os resultados seguiram a média do Estado, porém com avanço de três e dois décimos em cada avaliação, respectivamente. São 41 escolas com resultados positivos entre as 77 avaliadas em Petrópolis. 

    A secretária de Educação, Sâmea Ázara está fazendo uma análise criteriosa dos resultados do Ideb. “Os resultados são positivos e mostram ascensão. Queremos que cresçam ainda mais e o papel da secretaria e acompanhar individualmente cada unidade para ajudar neste objetivo”, afirma a secretária.



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